O secretário estadual de Turismo; Ronald Azaro; declarou que a palavra de ordem para o setor será qualificação profissional. O objetivo; segundo ele; é que a Secretaria de Estado de Turismo capacite 50 mil novos profissionais por ano; através de parcerias com o Governo Federal; pelo Ministério do Turismo.
“Na rede hoteleira; em serviços como arrumadeira; barman; garçom; atendente; copeiro; há uma enorme carência de profissionais. Com a formação correta; todos que fizerem os cursos já saem para o mercado com emprego garantido. O Sindicato dos Hotéis certamente absorverá integralmente nossas turmas”; comentou o secretário.
A ação foi motivada pela proximidade dos grandes eventos que acontecerão no estado; como os Jogos Mundiais Militares de 2011; a Copa do Mundo de 2014; as Olimpíadas de 2016 e o Rock in Rio. O foco será produzir uma mão-de-obra apta a atender os turistas em todas as áreas e os projetos já existentes na antiga Secretaria de Turismo; Esporte e Lazer; como o Prodetur; também serão aproveitados.
“Nosso estado hoje está se preparando e; com aporte de recursos que hoje está vindo e parceria com outros órgãos; será mais fácil resolver esses problemas e buscar a solução. Só com a ocupação das UPPs o fluxo de turistas já aumentou consideravelmente. Garanto que a solução para isso será a curto prazo; de tal maneira que os próximos eventos sejam marcantes para o nosso estado”; afirmou Azaro.