Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Setur-SP neutraliza emissões de carbono do primeiro semestre com plantio de 228 árvores

6723 Setur-SP neutraliza emissões de carbono do primeiro semestre com plantio de 228 árvores

O secretário Roberto de Lucena, titular da Pasta, fez o plantio simbólico da primeira muda de cedro em São Paulo (Alan Morici)

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) assinou um acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) para neutralizar sua pegada ecológica. O plantio de 228 árvores nativas da Mata Atlântica no parque ecológico do Tietê, zona leste de São Paulo, vai compensar as emissões de 37 mil toneladas de carbono relacionadas ao primeiro semestre. O secretário Roberto de Lucena, titular da Pasta, fez o plantio simbólico da primeira muda de cedro em São Paulo.

O turismo de natureza ou ecoturismo, como é conhecido, é a motivação de uma em cada quatro viagens no Brasil, de acordo com o Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro, do Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). É também o segmento que mais cresce no país, cerca de 25% ao ano, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta)

“O turismo é uma indústria limpa e tem no meio ambiente preservado um dos seus principais ativos”, afirmou Lucena. “A compensação de carbono vai na direção dos compromissos assumidos com o Brasil de redução de gases de efeito estufa. A Setur está feliz e honrada em poder cooperar com esse movimento, trabalhando boas práticas de sustentabilidade”, complementou.

O tema vem sendo alvo de uma série de ações da Setur-SP, como a certificação internacional de empresas que atuam no estado com o turismo de natureza e aventura em mais de 200 municípios paulistas.

Foram consideradas nesse primeiro momento as emissões de carbono referentes à queima do combustível fóssil, consumo de energia elétrica e produção de resíduos. Ao final do ano, serão consideradas também as participações da Setur-SP em feiras nacionais e internacionais. A neutralização ou sequestro de carbono é uma das alternativas criadas para mitigar os impactos causados ao meio ambiente pelo excesso de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), ocasionado pelas atividades humanas.

Receba nossas newsletters