Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Shows e eventos agitam aniversário de Salvador; confira a programação

Pelourinho (Foto: Tatiana Azeviche/Setur)

Pelourinho (Foto: Tatiana Azeviche/Setur)


A quarta edição do Festival da Cidade, que comemora o aniversário de Salvador, será realizada entre os dias 27 de março e 3 de abril. Na última terça-feira (08/03), o prefeito ACM Neto e os secretários e gestores municipais apresentaram, no Palácio Thomé de Souza, a programação do evento, que acontece em diversos pontos da cidade e tem como destaque o show de Caetano Veloso e Gilberto Gil, no Farol da Barra. A programação é organizada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e tem como patrocinadores a empresa de água de coco Obrigado, o banco Itaú e a cervejaria Schin, com investimento de R$800 mil. A festa vai custar, no total, R$1,5 milhão.

Caetano Veloso e Gilberto Gil apresentarão pela primeira vez na cidade o show da turnê mundial “Caetano e Gil – Dois amigos, um século de música”, no dia 2, no largo do Farol da Barra, às 20h. “O show ao ar livre de Caetano e Gil é um verdadeiro presente para a cidade. Eles que vêm percorrendo o mundo inteiro com a turnê que celebra 50 anos de carreira de ambos e que, agora, têm a oportunidade de se apresentar em Salvador. A vontade dos dois era muito grande de fazer esse show na cidade”, destacou o prefeito ACM Neto.

O festival tomará conta dos espaços públicos levando a moradores e visitantes o melhor da música, teatro, dança, poesia, fotografia, gastronomia, feiras, artesanatos, esportes, entre outros. Cerca de dois mil artistas estão envolvidos com o projeto, que conta ainda com 100 eventos e seis palcos montados nos bairros de Itapuã, Jardim de Alah, Rio Vermelho, Barra, Ribeira e Paripe.

Além da programação artística, uma surpresa especial vem sendo preparada para o dia exato do aniversário da cidade – 29 de março. Um “Parabéns” será realizado na Praça Municipal, às 17h. A capital baiana também será decorada com os grafites a serem produzidos nos viadutos Dona Canô, Ministro Mário Andreazza e Silva Pinheiro, entre os dias 28 de março e 3 de abril

Confira abaixo a programação completa:

Arte descentralizada – O Festival da Cidade 2016 traz paras as ruas e centros culturais a programação dos editais municipais de cultura Arte em Toda Parte – Ano III e Arte Todo Dia – Ano II. Os espetáculos acontecem de 27 de março a 3 de abril nos bairros de Periperi, Boa Viagem, Pelourinho, Amaralina, Federação, Canela, Barra, Barroquinha, Pituba, Lobato, Praça da Sé, Cajazeiras, Mussurunga e Fazenda Coutos, com apresentações que vão contemplar artistas e projetos ligados ao teatro, poesia, circo, fotografia e música.

Música e dança – Os shows preparados para o Festival da Cidade começam na noite do dia 31 de março, no Rio Vermelho, com as apresentações do ator e cantor Aloísio Menezes e da cantora e compositora Juliana Ribeiro, que apresentará o novo trabalho, “Preta Brasileira”. Também no Rio Vermelho, no dia 1° de abril, as orquestras dos maestros Fred Dantas, Paulo Primo e Zeca Freitas fazem grande espetáculo com o show “Canta Salvador”, das 18h às 20h.

Na mesma noite, a partir das 20h30, o roqueiro baiano Márcio Melo se apresenta no mesmo palco. A Ribeira também terá um palco montado para receber no mesmo dia uma apresentação de street dance com o grupo CBX Samba Club, às 18h. Logo depois, por volta das 19h30, o grupo Rumpillez se apresenta com um belo show ao som de percussão e sopro. A banda Chiclete com Banana encerra a noite.

Em Paripe a festa também acontece no dia 1° de abril. O grupo de pagode, Parangolé, faz show às 19h. Logo em seguida, a banda de axé Oito7Nove4 se apresenta às 20h30.

No sábado (02/04), a festa acontece simultaneamente em diversos pontos da cidade. Logo às 10h, será realizada a apresentação do grupo Fitdance, cujas coreografias fazem sucesso no Youtube em todo o Brasil com mais de 190 milhões de visualizações. A performance acontece no Largo de Santa Maria, no Porto da Barra, às 10h.

“O Projeto Boca a Boca: Um solo para Gregório” também participa da programação no Rio Vermelho, às 19h.  Com direção de João Sanches, a obra procura reconhecer a importância do poeta baiano Gregório de Matos. No palco, o ator Ricardo Bitencourt e o músico Leonardo Bittencourt promovem um verdadeiro recital em formato “show rock’n rol”. Após a apresentação, o baixista, arranjador e compositor Luciano Calazans toca às 20h30.

Itapuã também recebe um aulão do grupo Fitdance, às 18h. Depois, Jorge Zarath agita o público com ritmos latinos, às 19h30. Logo depois, o sambista e compositor Nelson Rufino também se apresenta, às 21h.

No domingo (03/04), último dia a folia, a animação começa com o grupo Alavontê. A programação musical do Festival da Cidade será encerrada com a cantora Alinne Rosa, que grava seu primeiro DVD em carreira solo, às 14h, no deck do Rio Vermelho.

Super Sacada – Além da programação musical e artística, Salvador foi escolhida para sediar o maior evento de vôlei amador do Brasil em pleno Festival da Cidade. Pela primeira vez fora da Holanda, o evento, que aqui recebe o nome de Super Sacada, acontecerá na praia do Jardim de Alah no dia 2 de abril (sábado), das 7h às 16h, e contará com a participação de quase quatro mil pessoas, entre estudantes de escolas públicas, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Salvador Vai de Bike – O Movimento Salvador Vai de Bike, em parceria com a Federação Baiana de Ciclismo (FBC), realiza a “2° Virada Ciclística 36h”, na Avenida Professor Magalhães Neto. O evento acontecerá das 6h do sábado (2) às 18h do domingo (3). Duplas de ciclistas se revezam e mantém uma atuação contínua na região.

O Festival da Cidade conta também com o “Pedal Nigth Bike”, um passeio de ciclismo noturno que acontecerá no dia 2, com saída às 19h, partindo da Avenida Professor Magalhães Neto. A concentração será realizada às 16h30 e será animada com a “Banda dos Ciclistas”.

Feiras – Tanto no sábado (02/04) quanto no domingo (03/04), Salvador será palco da Feira da Cidade Especial. O evento será realizado na Avenida Centenário e reunirá gastronomia, artesanato, cultura e lazer. Já o Fook Park marcará presença em dois locais: no Jardim de Alah, dia 2, no evento “Super Sacada”, e no dia 3, no Dique do Tororó, durante apresentação do Alavontê​.

Receba nossas newsletters