O prefeito Gilberto Kassab participou nesta segunda-feira (23/04) da formatura da primeira turma do curso de inglês para funcionários do Mercado Municipal de São Paulo, na região central. O grupo, formado por 13 funcionários, recebeu aulas de inglês focadas em situações cotidianas do trabalho. O programa “Mercado Paulistano: é a língua que nos une” foi lançado em caráter piloto, no final do ano passado, em uma parceria entre a São Paulo Turismo (SPTuris) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
“Essa formatura está inserida em um processo amplo de preparação da cidade de São Paulo para tenhamos aqui a maior festa do mundo, o jogo de abertura para a Copa. A cidade, como anfitriã, se prepara capacitando pessoas, investindo e realizando parcerias com os governos estadual e federal, e com a sociedade civil, para atingirmos nossos objetivos”, afirma Kassab.
De olho na Copa do Mundo de 2014, a cidade de São Paulo se prepara para receber ainda melhor seus visitantes. Para isso, investe também na formação em língua estrangeira de profissionais que lidam diretamente com turistas. Os funcionários que concluíram o curso atuam nos restaurantes e lanchonetes do Mezanino do Mercadão. Para obter os certificados, eles participaram de 40 aulas, divididas nos módulos I e II, respectivamente níveis básico e instrumental, este último específico para o atendimento ao turista.
“Essa capacitação irá trazer grandes êxitos para a cidade. Quando se investe em um bloco estratégico, como o Mercadão, toda a cidade ganha. Se o Brasil tem a fama de ser um país caloroso e acolhedor, boa parte disso se deve aos profissionais que atuam em São Paulo. Mas é preciso investir em qualificação profissional, como a Prefeitura faz hoje para melhorar o recebimento de turistas”, destaca o secretário municipal de Articulação para a Copa do Mundo de 2014, Gilmar Tadeu.
O curso foi montado com base no cotidiano de trabalho no local. Para as aulas, foram produzidos cartazes com imagens e descritivos sobre os principais e mais exóticos produtos comercializados em cada loja, com o objetivo de facilitar a compreensão do visitante sobre o que é cada produto, sua origem e suas características.
De acordo com o levantamento realizado pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da SPTuris, o Mercado Municipal é um dos atrativos que mais recebem turistas na capital paulista, ficando em quarto lugar entre os mais procurados pelos visitantes nas Centrais de Informações Turísticas (CITs).
O presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, ressalta que projetos como este são essenciais para proporcionar ao turista o melhor atendimento durante sua estada, garantindo satisfação e o possível retorno a São Paulo. “A cadeia produtiva do turismo paulistano está se profissionalizando cada vez mais e essa é uma das iniciativas mais importantes para fidelizar turistas”, disse Rehder. “Programas de capacitação oferecidos pela SPTuris nos últimos anos já ajudaram também a aperfeiçoar a qualidade do atendimento de mais de 4 mil profissionais, entre taxistas, policiais militares e da Guarda Civil Metropolitana, além de agentes e operadores de viagem. Esta turma que se forma hoje representa o início de um importante trabalho a ser desenvolvido nos atrativos da cidade”, enfatizou.
O programa também prevê o ensino de outros idiomas. Neste mês de abril, teve início a primeira turma do curso de espanhol, formada por funcionários de restaurantes e lanchonetes do piso inferior. O grupo terá aulas às terças e quintas-feiras à tarde, até o mês de junho. Uma nova turma do curso de inglês deve ser iniciada em breve, bem como a primeira turma de francês. O objetivo é ter, ao longo de todo o ano, sempre um curso em andamento.
Leila Melo