Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações

SP Gastronomia promoverá mais de 200 ações por todo estado em outubro

Governador João Doria em coletiva de imprensa para falar sobre SP-Gastronomia - Foto: Governo do Estado de São Paulo

Governador João Doria em coletiva de imprensa

O governador João Doria e o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão apresentaram nesta sexta (27) a programação completa da 1ª edição do SP Gastronomia, maior programa de ações e eventos gastronômicos do Brasil. “É um programa vigoroso em um estado que já tem enorme tradição na área gastronômica”, declarou o governador.

Ao longo de todo o mês, serão mais de 200 atividades relacionadas ao setor em todas as regiões do estado. O calendário institui outubro como Mês da Gastronomia e estimula, além do próprio segmento, outras diversas atividades ligadas à economia criativa e ao turismo. “O objetivo é fortalecer a consciência de São Paulo como principal centro gastronômico do país”, acrescentou.

O SP Gastronomia vai promover competições gastronômicas, cursos e palestras com chefs consagrados, menus especiais a preços acessíveis, exibição de filmes com degustações temáticas, exposições, feira literária, cardápios elaborados por chefs renomados a R$ 1 na rede Bom Prato, programação cultural em museus, bibliotecas e Fábricas de Cultura, festivais e ações sobre educação alimentar.

Potencial econômico 

O setor gastronômico gera um impacto econômico anual de R$ 53 bilhões em todo o estado e responde por 780 mil postos de trabalho. São 200 mil restaurantes e bares, 52 tipos diferentes de culinária e centenas de pratos e produtos típicos. São Paulo abriga ainda três dos 100 melhores restaurantes do mundo e 11 dos 18 estabelecimentos brasileiros estrelados no Guia Michelin.

Receba nossas newsletters