Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

SPCVB apresenta balanço dos trabalhos em 2015

Toni Sando, presidente Executivo do SPCVB

Toni Sando, presidente Executivo do SPCVB

Faltando dois meses para o fim de 2015, o São Paulo Convention &
Visitors Bureau (SPCVB) apresentou os resultados do trabalho realizado
nos três primeiros trimestres das cinco áreas da entidade: Eventos
Nacional, Eventos Internacional, Relacionamento, Marketing e
Administrativo Financeiro.

“Em 2015, com as incertezas da
economia, alta do dólar, inflação crescente e PIB negativo esperado, é
importante acompanhar e ajustar o planejamento a cada trimestre, com
foco em resultados, buscando flexibilidade que a volatilidade que
cenários interno e externo impõem e buscando maior representatividade
junto ao setor publico no Executivo através dos conselhos instituídos e
no Legislativo através das  Comissões e Frente parlamentar, além das
parcerias com as entidades de classe”, comenta Toni Sando, Presidente
Executivo da entidade.

Eventos Internacional

A
equipe de Eventos Internacionais participou, em março, do Congresso da
Federação  de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América
Latina (Cocal), realizado em Florianópolis; e da World Travel Market
(WTM) Latin America, em abril. Também marcou presença no Fórum HRG, em
abril, no IV Workshop Brasil Sensacional em Lima, em agosto, e no
Congresso Latino-americano da ICCA & 9th Client/Supplier Business
Workshop, em setembro.

E ainda esteve no IMEX Las Vegas, em
outubro, e está prevista a participação no Congresso Mundial da
International Congress and Convention Association (ICCA), no mês de
novembro em Buenos Aires.

Até o momento, registrou 45 eventos
apoiados, 12 promovidos, 8 captados e 50 em prospecção. Aos associados
da entidade, foram enviados 1034 oportunidades de negócios. Fruto do
trabalho de captação, São Paulo já tem eventos confirmados para até
2024.

Eventos Nacional

Novidade de 2015, o Workshop
DestinoSP foi um projeto de grande sucesso, com o objetivo de dar
suporte ao trabalho realizado e indicar aos associados todo o potencial
turístico e econômico das regiões da cidade.

Foram realizadas
diversas reuniões com gestores de viagens das “Empresas Amigas da
Cidade”, entidades de classe, hotelaria e equipamentos das cidades
associadas. Até o momento, foram 26 eventos captados, 18 promovidos, 220
apoiados e 184 em prospecção, sendo geradas 1.758 oportunidades de
negócios.

Relacionamento

Como forma de divulgar o
destino e oferecer um espaço diferenciado dentro das principais feiras
de turismo do País, até o momento, o SPCVB participou da Aviesp, da WTM
Latin America, da AVIRRP e da Abav. Está prevista ainda a participação
na Festuris, em Gramado, em uma parceria com a Secretaria de Turismo do
Estado de São Paulo e a São Paulo Turismo (SPTuris).

A área
também também promoveu cursos da Academia Visite São Paulo. Neste ano,
foram lançados  módulos em parceria com a Promonde, Senac, Anhembi
Morumbi, Supletivo Virtual e ComSchool, com aulas presenciais e à
distância, com descontos e gratuitos.

Neste período, também
ganham destaque: o BenefícioSP, programa de descontos do SPCVB, que,
atualmente, conta com 63 ofertas ativas no site www.beneficiosp.com.br;
o projeto Descubra São Paulo, realizado em importantes cidades do
Brasil com o objetivo de divulgar São Paulo pelo Brasil; e o São Paulo
Para Você, com a SPTuris e TAM Viagens, que oferece pacotes especiais
para São Paulo com diversas opções de hospedagem e lazer.

Marketing

Já são quase 2.500 eventos cadastrados no calendário do SPCVB, que podem ser consultados no site visitesaopaulo.com
e que, periodicamente, são enviados em forma de publicação digital para
todos os associados da entidade. São produzidos também conteúdos para
agendas culturais e de negócios, veiculadas em mídias e TVs
especializadas, além de boletins periódicos com notícias da entidade.

Como
forma de ampliar a produção de conteúdo inédito para o visitante, foram
feitas parcerias com blogs de turismo, como o Explora Sampa, Passeios
Baratos em São Paulo e São Paulo São, além do aplicativo de
geolocalização Yelp.

Ganham destaque o lançamento da loja virtual saopaulotudodebom.com,
com produtos com a cara da cidade; o guia de Bares e Restaurantes
associados; e as edições da publicação EM DIA COM, que trouxeram os
temas “Mercado de Eventos Associativos” e “Mercado Hoteleiro”.

Administrativo Financeira

Com
expectativas futuras, as inovações ficam por conta da aplicação
semestral do P.I. (Predictive Index) pela empresa Arquitetura Humana
para gestão de equipes,  a troca de todo o sistema e implantação de um
CRM para Eventos e Associados, entre outras ações. “A Fundação cresce
com responsabilidade e embasado por princípios éticos, por isso, o
monitoramento das receitas e despesas, bem como a gestão administrativa,
controle fiscal, legal e contábil, são fundamentais para manter a
credibilidade da entidade e de seus dirigentes”, conclui Kelly Oliveira,
Diretora Administrativo Financeira. 


SPCVB: daqui para frente

Elisabete
Sorrentino, Diretora de Eventos Internacional, minimiza os efeitos do
momento político-econômico do País. “Aqui, estamos atentos à crise, mas é
nesta época do ano que somos mais procurados por organizadores
internacionais em busca das melhores opções de espaço e serviços para
atender seus eventos planejados para  o 1º semestre do ano”, explica.

Para
o Presidente do Conselho de Administração do SPCVB, Juan Pablo De
Vera,  é importante estar atento à movimentação do mercado para
direcionar os esforços, “estar em contato direto com os diversos players
do trade turístico e sentir quais são as necessidades de quem procura
São Paulo para trazer seu evento, o que temos como vantagens,
obstáculos, nível de competitividade com outros destinos e demais
diferenciais. Trabalhamos para ser um elo entre as engrenagens do
turismo, eventos e viagens, para que todos girem de forma sustentável e
próspera”,  finaliza.

Jane Barreto

Receba nossas newsletters