Em reunião no Anhembi nesta quarta-feira (09/05) a São Paulo Turismo (SPTuris), responsável pelo Autódromo de Interlagos, e a Secretaria Municipal de Infraestutura Urbana e Obras (Siurb) apresentaram para os promotores de corrida e federações de automobilismo o balanço do projeto de modernização do Autódromo, que teve uma primeira fase realizada no período entre 2005 e 2012. A partir de agora, essa modernização entra em uma segunda etapa, com mudanças bastante significativas e que garantirão a continuidade das melhorias no futuro.
Desde o início desta gestão, a Prefeitura de São Paulo investiu no avanço da infraestrutura e da segurança do Autódromo. O equipamento possui hoje o selo Grau 1 de Segurança Máxima da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Ao longo dos últimos anos, as principais obras realizadas incluíram a ampliação da área de escape na Curva do Mergulho; o recapeamento total da pista; a nova cobertura e ampliação do Paddock; a construção do Hospitality Center (HC); as novas arquibancadas permanentes; o novo hospital no padrão FIA; a nova área de serviços para cabines de rádio e TV e novas lavadeiras e a substituição do antigo “conquegrama” pela grama artificial, mais adequada. A modernização da infraestrutura também abrangeu o Kartódromo. Entre outros itens, o espaço passou a contar com novo telhado na área de boxes abertos e uma área de lanchonete.
A partir de agora, a administração dará início a alguns estudos para a realização de novas intervenções. As obras prioritárias já definidas são a criação de uma nova área de boxes na Reta Oposta e a intervenção na Curva do Café.A nova área de boxes beneficiará não apenas o andamento de algumas corridas, como também a entrada do público no Autódromo, já que haverá um novo acesso neste ponto, mais próximo da estação Autódromo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
No caso da Curva do Café, a SPTuris recebeu o documento oficial da FIA, denominado Anexo 1, que trata da preparação necessária para a prova de Fórmula 1 do ano corrente. No parecer, a federação informou que não se opõe às obras no local e deixou a decisão a cargo da Prefeitura de São Paulo que já determinou o início das análises de viabilidade técnica. Dessa forma, estão sendo avaliadas duas possibilidades: a ampliação da área de escape ou a construção de uma chicane no lado direito da pista. O objetivo é tornar o circuito ainda mais seguro, sobretudo para outras categorias do automobilismo.
“Cumprimos a primeira etapa de modernização do Autódromo, e agora vamos deixar tudo preparado para que a próxima gestão possa dar continuidade”, diz o diretor de Eventos da SPTuris, Everaldo Júnior. A licitação para as mudanças na Reta Oposta e na Curva do Café será realizada neste ano de 2012 e as obras terão início a partir do próximo ano, com entrega prevista para até 90 dias antes do GP Brasil de Fórmula 1 de 2013.
Outras intervenções estão sendo avaliadas tecnicamente pela SPUrbanismo, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, e poderão integrar o Plano Diretor do Autódromo de Interlagos e entorno, que terá prazo estimado de dez anos para ser concluído. Entre elas, estão a criação de uma pista de arrancada no antigo traçado, novas melhorias no Kartódromo, a criação de uma arena de eventos e a consolidação do equipamento como parque público, com a implantação de uma ciclovia.
Leila Melo