Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Terra Legal apresenta primeiro relatório ambiental de terras públicas federais na Amazônia

O Programa Terra Legal Amazônia produziu o primeiro levantamento ambiental feito exclusivamente em glebas públicas federais na Amazônia Legal. Os dados orientam o andamento do processo de regularização fundiária como forma de barrar o avanço do desmatamento ilegal.   O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) analisou para o Terra Legal os dados oficiais do Governo Federal produzidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais -Inpe (metodologia Prodes e sistema Deter) para verificar o desmatamento na Amazônia. Mais de 35;1 milhões de hectares de terras públicas federais não destinadas em 422 glebas da União foram monitoradas pelo Prodes. 
 
O relatório do Sipam analisa o desmatamento acumulado desde 1988; início do levantamento do Prodes; até 2009. Os dados apontam um desmatamento acumulado nesse período de 14 milhões de hectares dos 35;1 milhões de hectares (40%). Esta é exatamente a região onde o Terra Legal vai concentrar a atuação em 2010. A área total das 422 Glebas é de 120;5 milhões de hectares.  
 
“A regularização fundiária é a melhor forma de responsabilizar quem não cumpre a lei ambiental”; defende o coordenador do Terra Legal; Carlos Guedes. A partir do título; completa; a área passa a ter nome e CPF. 
Receba nossas newsletters