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Toni Sando escreve artigo sobre a importância do convention para os eventos

O diretor superintendente do SPCVB escreveu um artigo sobre a participação do convention na captação de eventos para a cidade e da importância da receita gerada pela arrecadação da room tax. Veja abaixo o artigo na íntegra.

A Hotelaria; os eventos; a ocupação e o room tax

O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB); comum intenso e permanente trabalho; identifica mais de 2 mil eventos por ano no site visitesaopaulo; apoia e capta mais de 300 eventos ao ano; capacita profissionais ligados ao turismo; além de disseminar a divulgação do destino São Paulo. Outras associações setoriais seguem a mesma trilha; muitas vezes em parceria com a entidade; investindo em ações para dinamizar este setor tão estratégico para a economia nacional.

Resultado: impulso à ocupação hoteleira; aumento dos espaços de eventos e a economia da cidade mais vigorosa. E o principal; todos ganham motivos para comemorar. Mas de onde vêm os recursos para viabilizar essas iniciativas? É aí que entram os gestores de viagens; agencias corporativas; organizadores de eventos e hoteleiros; como personagens essenciais.

O room tax representa grande parte da receita destinada aos convention bureaux. A contribuição facultativa aplicada aos hóspedes de hotéis respalda financeiramente ações dos convention bureaux brasileiros. Com mais divulgação; a própria infraestrutura turística das cidades é beneficiada. E quem ganha são bares; restaurantes; espaços de entretenimento e os próprios hotéis; que figuram entre os 52 segmentos favorecidos direta ou indiretamente pelo turismo.

Com o room tax; produzimos mais materiais de divulgação do destino; entre CDs; vídeos; displays; panfletos; cupons de dicas e descontos. Participamos dos principais eventos do país; adquirimos mais ferramentas para captar mais eventos e ainda treinamos profissionais para atender melhor aos visitantes. Isto significa gerar mais conforto ao visitante; que pode aproveitar melhor sua estada.

Neste contexto; o papel dos profissionais envolvidos; desde a inclusão no orçamento até o pagamento e o repasse desta contribuição é primordial. São eles os responsáveis por estimular seus clientes a deixar esta retribuição (não é uma cobrança). Da próxima vez em que estiver em São Paulo; o visitante encontrará uma cidade ainda mais estruturada; revertendo em resultados imediatos para a própria hotelaria. E certamente; ele voltará mais e mais vezes.

Com esta mobilização; quem chega a uma cidade pode usufruir infraestrutura de qualidade; curtir inúmeras opções gastronômicas; culturais e de serviços; e ainda receber uma série de informações. E quando os gestores de viagem; as agências de viagem; os próprios hoteleiros; os organizadores de eventos e todos os demais players do mercado se unem para incentivar os clientes; os benefícios são revertidos para todos.

Quando a sociedade civil organizada; mantém uma entidade para promover o destino; demonstra ter um mercado maduro e seguro; que pode funcionar sem depender exclusivamente dos recursos públicos. Nunca devemos nos acomodar. A cadeia produtiva do turismo em São Paulo; em seus destinos parceiros e em todo o país; só tem a perder quando por algum motivo; não inclui o room tax nas propostas e/ou no Check out. Mas se lutarmos juntos e convencidos de sua importância; vamos atrair mais visitantes; mais eventos e mais recursos. Não custa nada.

Toni Sando; Diretor Superintendente

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