Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços

Turismo cearense cresce 6,9% no terceiro trimestre

Screenshot 20241128 101530 WhatsApp2 Turismo cearense cresce 6,9% no terceiro trimestre

Turismo cearense cresceu quase 7% no terceiro trimestre (Divulgação/SeturCE)

O turismo cearense cresceu 6,9% no terceiro trimestre (julho a setembro) de 2024, de acordo com levantamento do Índice de Atividades Turísticas (Iatur). O desempenho cearense superou os índices nacional (2,4%); da Bahia (3,5%) e de Pernambuco (0,0%).

Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, comemora os resultados. “O turismo cearense tem mostrado desempenho notável, liderando entre os destinos do Nordeste. Isso reflete as ações que tem impulsionado a atração de visitantes nacionais e estrangeiros, reforçado pela crescente movimentação de turistas internacionais entre os estados do Norte e Nordeste, um indicador igualmente relevante”, destacou a titular da Setur.

De acordo com o analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Daniel Suliano, o crescimento do setor cearense pode ser considerado excelente, mais ainda porque no segundo trimestre de 2024 o Ceará já havia “apresentado um desempenho notável no setor turístico”.

No primeiro trimestre do ano, observa o analista, o Ceará já vinha demonstrando sinais de recuperação econômica e aumento no fluxo turístico. Mas, foi no terceiro trimestre que esses esforços se consolidaram, resultando em um crescimento superior ao dos trimestres anteriores, sempre quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Daniel Suliano entende que o resultado obtido no terceiro trimestre de 2024 mostra como o Ceará conseguiu capitalizar suas vantagens competitivas no setor e se adaptar rapidamente às novas demandas do mercado, consolidando-se mais uma vez como destino turístico.

Ao analisar a evolução mensal das taxas de crescimento comparada ao mesmo mês do ano anterior, os dados mensais mostram que, a partir de abril, o Ceará apresentou uma “tendência notável de crescimento contínuo indicando desde então um fortalecimento significativo no setor turístico”, frisa Suliano.

Para o analista do Ipece, esse crescimento pode ser decorrente de diversos fatores, como o aumento da atratividade turística, a melhora na infraestrutura ou mesmo a recuperação cíclica do setor. “A manutenção de taxas positivas sugere que o Ceará consolida uma tendência positiva em 2024”, ressalta.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.