Câmbio:

Idiomas:

Turismo de Barcelona muda slogan e investe no mercado paulista

Foto de Equipe Mercado & Eventos

Equipe Mercado & Eventos

Publicado - 31/10/2012 - 12:14

Pere Duran, do Turismo de Bacelona, Elvira Salazar, do Turismo da Espanha e Juan Torres, do M&E
Pere Duran, do Turismo de Bacelona, Elvira Salazar, do Turismo da Espanha e Juan Torres, do M&E

​O Brasil é o segundo mercado internacional em gastos por dia com turismo em Barcelona (Espanha). O país só fica atrás da Rússia. “Nos últimos sete anos estamos promovendo a cidade para o Brasil de forma constante. O mercado brasileiro é muito importante. Os visitantes brasileiros ficam em média seis dias e gastam cerca de 300 euros por dia”, afirmou Pere Duran, diretor geral do Barcelona Turisme, ao MERCADO&EVENTOS. O executivo está no país e realizou nesta quarta-feira (31/10) um seminário de capacitação para agentes de viagens de São Paulo. A cidade brasileira é, de fato, estratégica para as ações de Barcelona por ter um nível econômico alto e com potencial para o desenvolvimento do turismo de negócios. “O segmento business brasileiro cresce 15% ao ano para Barcelona”, acrescentou Duran.

Sob um novo slogan Barcelona Inspire, o destino se prepara para proporcionar uma experiência de viagem diversificada ao Brasil. “Barcelona tem dois mil anos de história, é a capital do modernimos e tem uma grande vitalidade cultural”, destacou Duran, mencionando que a melhor maneira de se conhecer a cidade é caminhando ou passeando de bicicleta. O destino reúne ainda 18 restaurantes com o guia Michelin, cinco quilômetros de lojas para comprar e mais de 1,2 milhão de turistas anualmente no museu e estádio de futebol do Barcelona. “No setor de congressos estamos bem posicionados. Nos mantemos entre as cinco primeiras cidades do mundo a receber eventos e congressos internacionais”, comentou Pere Duran. Atualmente, Barcelona soma uma oferta de 65 mil camas e 338 hotéis. Desse total, 70% são empreendimentos quatro e cinco estrelas.

Para alcançar o destino, o brasileiro conta com voos diretos da Singapore Airlines. A companhia aérea oferece três frequências semanais -segundas, quintas e sábados – saindo do aeroporto internacional de Guarulhos. O horário de ida mudou. A rota parte às 17h45 de São Paulo, chegando às 07h10 em Barcelona. Para o turistas que já estiver na Europa, o acesso pode ser feito por via ferroviária. A partir do ano que vem, Barcelona ganha uma linha de trem ligando Paris a Barcelona. O trajeto será feito em cinco horas. “Este ano, a estimativa é que o número de brasileiros e seus gastos dupliquem”, antecipou Duran. O Barcelona Turisme investiu, somente em 2012, cerca de 100 mil euros no mercado brasileiro. Para 2013, a cidade já confirmou participações na WTM Latin America e na Feira da Abav, ambas programadas para acontecer em São Paulo.

Espanha – O encontro contou com o apoio do Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha no Brasil. Elvira Salazar, cônsul de turismo da Espanha no Brasil, aproveitou para informar os índices referentes ao país. No ano passado, a Espanha registrou um crescimento de 50% em visitantes brasileiros. Foram, ao todo, 360 mil turistas. Para este ano, a cônsul prevê um aumento de 10% em fluxo de brasileiros.”Também observamos que os gastos subiram 20%. A despesa média ficou em 200 euros por dia”, comentou Elvira, lembrando que o brasileiro tem diminuído o número de pernoites. Antes, esse turistsa ficava em média 11 noites na Espanha.

Leila Melo