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Destinos

Turismo do Japão se torna segundo maior produto de exportação do país

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Aumento do poder de compra dos turistas e busca por experiencias únicas tem levado o turismo do destino a um novo patamar (Shutterstock)

Segundo dados da Organização Nacional de Turismo do Japão, o setor está superaquecido este ano, podendo superar os quase 32 milhões de visitantes no país registrado em 2019. Entre janeiro e maio de 2024 o país recebeu mais de 14,6 milhões de visitantes estrangeiros, sendo março o mês com maior número de pessoas (mais de 3 milhões) desde 1964, ano em que foram iniciados os registros.

No primeiro trimestre os gastos totais com turismo receptivo aumentaram para ¥ 1,75 trilhão (R$59,71 bilhões), o que faz do setor o segundo maior produto de exportação japonês, ficando apenas atrás dos automóveis, de acordo com análises da Fortune e dados da Oxford Economics.

A recuperação pós-pandemia no país se deve ao relaxamento das restrições impostas pela Covid-19, em setembro de 2022, e a retirada total das restrições em abril do ano passado. Hoje, o iene está batendo mínimas históricas em relação ao dólar. A política de taxas de juros mais elevadas e por mais tempo promovida pelo Banco Central dos EUA deixa a moeda norte-americana mais atraente para os investidores e coloca pressão sobre várias moedas asiáticas. Com isso, os visitantes estrangeiros que vão ao Japão têm um alto poder de compra, podendo desfrutar tudo mais barato.

Contudo, para a plataforma de viagens japonesa Rakuten Travel, o aumento das viagens vai mais além do que a desvalorização da moeda, compras e comida. Os turistas que visitam o Japão atualmente buscam experiências, momentos únicos para registrar e postar nas redes sociais.

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