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Destinos / Política

Turismo do Mercosul vai promover a marca “Visit South America” e ampliar conectividade aérea

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Presidido pelo Brasil, grupo de ministros do Turismo do Mercosul assina carta de intenções em prol do desenvolvimento sustentável do setor na região (Roberto Castro)

Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai assinaram a “Carta de Foz do Iguaçu”. O documento, produzido pelo Brasil, que preside o grupo de ministros do Turismo do Mercosul, reúne esforços integrados dos países para desenvolver o setor na região, a partir de ações e iniciativas sustentáveis. As propostas da carta incluem a facilitação do trânsito de turistas nas fronteiras, a ampliação da conectividade aérea e a promoção turística conjunta em mercados internacionais, alinhada à marca “Visit South America”.

“A carta resume as principais deliberações desse encontro que debate, principalmente, o turismo de fronteiras e como vamos trabalhar em conjunto para melhorar e facilitar o acesso às nossas fronteiras. Também nos comprometemos com a promoção conjunta da marca Visit South America, a conexão aérea entre os países. Vários temas para impulsionar o turismo no Mercosul”, disse o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino.

A conectividade aérea também consta do documento. Conforme a Carta, medidas serão coordenadas junto a organismos nacionais competentes para facilitar novas ligações entre os países. A intenção é favorecer o aumento das frequências e a abertura de rotas aéreas intra e interregionais. Recentemente, o Ministério do Turismo anunciou novas rotas aéreas internacionais, que incluem destinos na América do Sul como Argentina, Uruguai, Peru e Chile.

Sobre promoção turística, ficou acordado o incentivo a ações conjuntas de colaboração em feiras e outros eventos promocionais, bem como o desenvolvimento e a consolidação da marca “Visit South America”. Para isso, os líderes do turismo na região trabalharão diretamente e conjuntamente com a Mesa Executiva de Promoção Turística do Mercosul.

A subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo Lagos, ressaltou que os países do Mercosul possuem belezas naturais como as Cataratas do Iguaçu, a Amazônia e a Patagônia chilena e argentina, que cada vez mais atraem visitantes de outras regiões do mundo. “As pessoas querem conhecer as comunidades, a vida rural, a experiência, a gastronomia, o artesanato, a identidade local. Por isso, a única forma de poder mostrar isso para todo o mundo é trabalhando em conjunto”, sustentou.

INTEGRAÇÃO – Ainda durante a reunião, o ministro Celso Sabino sugeriu alocar estandes individuais dos países do Mercosul e estados associados próximos uns dos outros em feiras de turismo, medida também válida para entidades turísticas privadas e/ou públicas, com o objetivo de facilitar a promoção conjunta de destinos. Além disso, o acordo prevê a viabilização de espaço próprio nas feiras de turismo para divulgação da marca “Visit South America”, de modo a consolidar sua presença no mercado internacional.

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