A Atout France, em parceria com a Entreprise et Découverte, associação nacional francesa voltada para o turismo industrial, está promovendo empresas que mostram o savoir-faire, o know-how francês. O segmento turístico é uma especialidade francesa: em 2018, 15 milhões de visitantes abriram as portas de 2 mil empresas.
Agora a associação reunirá pela primeira vez as 100 empresas francesas que oferecem as mais belas visitas para o turismo industrial que retratam o savoir-faire francês. O Ministério da Europa e das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Cultura, pretende concretizar seu compromisso com o turismo do savoir-faire francês, novo setor do turismo cultural.
A visita industrial dá acesso a fabricação desses produtos em seus respectivos ateliês e fábricas, o que também beneficia as próprias empresas que apresentam seus conhecimentos e tradições. O segmento é de interesse do público, porém ainda é pouco conhecido mundialmente.
A fim de promover este novo setor do turismo cultural, a Entreprise et Découverte criou o primeiro Clube francês do savoir-faire e, junto com a Atout France, lança uma campanha de comunicação internacional. As empresas participantes serão selecionadas por sua capacidade de acolher o público internacional, a reputação da marca como um símbolo de seu território e a proposta de uma visita de qualidade que seja cultural, autêntica e humana.
O plano de ação propriamente dito será dividido em duas partes. As ações permanentes, que contarão com uma edição anual de um catálogo das empresas, campanhas de imprensa e mídia e participação anual na feira internacional de turismo Rendez-vous en France; e as ações pontuais que são variáveis.