Com 156 municípios turísticos e mais de quatro milhões de baianos viajando pelo próprio estado; o turismo interno é responsável pelo incremento de mais de R$ 2 bilhões na economia da Bahia. O dado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) foi divulgado pelo secretário de Turismo da Bahia; Antonio Carlos Tramm; durante a palestra “Desenvolvimento Econômico do Turismo e Cenário do Setor no Estado”; feita em evento realizado no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
Alguns fatores; como o aumento do poder de compra da classe média; estão relacionados ao crescimento do turismo interno na Bahia. Para o titular da Setur; esses números podem crescer ainda mais e significar uma fatia muito maior nos índices do turismo em 2011 com os incentivos dados pelo governo estadual para a aviação regional. “Reduzimos a alíquota do ICMS para o querosene de aviação e já agendamos reuniões com os dirigentes das companhias interessadas em operar para diversos destinos baianos”; contou Tramm.
Conforme o secretário; destinos importantes e estratégicos para as áreas de turismo e negócios como Ilhéus; Lençóis; Paulo Afonso; Caravelas; Vitória da Conquista e Barreiras devem ser beneficiados.
Além do turismo interno; a medida também beneficia as operações para trazer visitantes de outros estados. De acordo com o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa; a oferta de linhas que operem pelo interior baiano facilita a formação de pacotes e roteiros para os moradores do Sul e Sudeste do país. “Só para citar um exemplo; poderíamos integrar roteiros de sol e praia como Salvador e Litoral Norte com a Chapada Diamantina”; explicou o dirigente.