Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Turismo na cidade de São Paulo cresce 22% em abril

rovena rosa agência brasil são paulo ibirapuera Turismo na cidade de São Paulo cresce 22% em abril

Apesar disso, sem grandes eventos e marcado por dois feriados, o mês de abril apontou recuo de 5,7% no turismo em relação ao mês imediatamente anterior (Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Turismo na cidade de São Paulo cresceu 21,7% em abril, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT), apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos, da SPTuris.

Apesar disso, sem grandes eventos e marcado por dois feriados, o mês de abril apontou recuo de 5,7% no turismo em relação ao mês imediatamente anterior (março). O índice foi impulsionado pela queda na taxa de ocupação hoteleira, que passou de 77,1% para 64,3% na mesma base comparativa, e pelo faturamento que retraiu 8,2% — de uma média diária de R$ 54,8 milhões para R$ 50,3 milhões. Por outro lado, no contraponto anual, o setor cresceu 21,7%.

A base de comparação mensal acabou sendo forte, haja vista que, no terceiro mês do ano — marcado por grandes eventos e um período sem feriado —, o crescimento mensal foi de 16,1%. No entanto, abril contou com dois feriados, situação que naturalmente leva a um ritmo menor no turismo da cidade, sobretudo por causa do impacto causado à agenda de feiras e eventos, os quais movimentam o turismo de negócio que é o carro chefe de São Paulo.

Outro recuou mensal foi observado na movimentação dos aeroportos da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), que fechou abril com variação negativa de 1,7%. A média diária foi de 160,1 mil passageiros. No campo positivo, a movimentação nos terminais rodoviários subiu 8,7%, marcando 37,9 mil passageiros por dia.

EMPREGOS – Em relação ao estoque de empregos ligados ao setor de turismo na capital, a elevação mensal foi de 0,3%. No período, 415,6 mil postos de trabalho celetistas foram registrados. Neste caso, de acordo com a FecomercioSP, o desempenho de abril foi pontual, com tendência de permanecer em caminho ascendente.

“O que ajuda a comprovar essa ideia é a maior geração de emprego formal, pois, para aumentar o quadro de colaboradores, os empresários precisam vislumbrar um cenário favorável à frente, com projeção de crescimento na atividade. Ainda segundo a Federação, as expectativas para maio são positivas quanto a atividades de negócios e eventos, uma vez que não foram registradas interferências significativas de feriados”, informou a FecomercioSP.

Receba nossas newsletters