O turismo em São Paulo continua na rota do crescimento e deve injetar mais de R$ 340 bilhões na economia do Estado este ano. O número representa um aumento de 3,65% em relação a 2024 e confirma o setor como um dos motores da economia paulista.
A projeção é do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP). Os dados mostram que a participação do turismo no PIB paulista deve chegar a 9,7% até o fim de 2025, com mais turistas circulando e novos investimentos no setor.
Mais gente viajando
A expectativa é de que 51 milhões de turistas passem pelo Estado ao longo do ano, sendo 48,5 milhões de brasileiros e 2,5 milhões de estrangeiros. Os números superam os índices pré-pandemia e reforçam São Paulo como principal porta de entrada do turismo no Brasil.
“O turismo de São Paulo segue crescendo acima da média. O Estado é o maior receptor de turistas do país e está preparado para atrair ainda mais investimentos”, diz Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado.
O impacto positivo também aparece no mercado de trabalho. Segundo Lucena, o setor deve criar cerca de 33 mil novos empregos diretos este ano, reforçando o turismo como um dos principais geradores de oportunidades no Estado.
Com forte demanda interna, ampliação da malha aérea e novos projetos de infraestrutura turística, São Paulo segue consolidado como um dos maiores polos turísticos do Brasil – e, pelo visto, esse ritmo não deve desacelerar tão cedo.