
A Turkish Airlines acredita que Istambul tem tudo para se tornar o novo hub mundial. Para contribuir com esse avanço; a companhia aérea planeja o lançamento de novos voos para atender ainda mais a Ásia; África; Europa e América. Já estão previstos novos voos para Los Angeles (EUA); Málaga (Espanha); Nápole (Itália); Ganzou (China) e Selanik (Grécia); entre outros.
“Será um processo natural”; afirma Temel Kotil; presidente da Turkish Airlines; sobre o fato de Istambul se tornar um hub mundial. “A cidade está no coração do planeta; é excelente para conectar regiões distantes”; completa. Além disso; ele prevê uma aproximação maior na América Latina. “Estamos prestes a colocar um voo na Argentina também; mais ainda não temos datas certas. A ideia é que seja cinco por semana”; explica.
Atualmente a Turkish possui quatro voos semanais no Brasil; ligando São Paulo a Istambul. Segundo Kotil; existe a vontade de que o voo seja diário; mas ainda não é possível. O problema; segundo o presidente; é que Guarulhos não está com slots disponíveis no momento para tal mudança.
Já sobre outras cidades brasileiras; Kotil afirmou que está estudando a possibilidade de firmar acordos de codeshare com a Tam. “O Rio; por exemplo; nos interessa; mas no momento vamos tentar fazer acordos de codeshare. É cedo para anunciarmos voos para lá”.
A Turkish Airlines atua em 188 países; sendo somente o Brasil na América do Sul. Ano passado voaram com a companhia 29;4 milhões de passageiros; e a meta é atingir 34;8 milhões este ano. Ela já recebeu o prêmio de Melhor Serviço de Bordo em Classe Econômica; chegando a receber 98% de aprovação dos passageiros.
Temel Kotil, presidente da Turkish, explica dados da companhia em apresentação para jornalistas na Turquia