Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Turquia destaca tours de bicicleta; confira cinco dicas

A Turquia agora oferece rotas exclusivas para ciclistas que queiram explorar suas paisagens. Os percursos são especialmente concebidos para bicicletas de montanha, estrada e elétricas. Um dos destinos mais procurados da Turquia é a Capadócia, que contém sete percursos especialmente criados para mountain bike.

Para quem deseja explorar o país de forma rápida e sustentável o uso da bicicleta é altamente recomendável

As ciclovias permitem que os visitantes viajem pelo passado de maneira mais tranquila, deixando para trás o estresse da vida urbana (Reprodução)

A rota começa no Castelo de Üçhisar, segue o caminho do Vale de Güvercinlik pelo Museu ao Ar Livre de Göreme, Vale Meskendir e Vila Çavuşin e vai até o museu ao ar livre de Göreme. Famoso por suas rotas de trekking cercadas por uma rica vegetação, o Vale Güvercinlik traz uma nova perspectiva para a experiência de pedalar.

O Caminho da Lícia apresenta mais de 20 maravilhas naturais e cidades antigas, como Fethiye, Ölüdeniz, Butterfly Valley, Kabak Bay, Kalkan, Kaş, Kekova, Demre, Patara, Olympos Mountain, Çıralı e Göynük Canyon. A rota no distrito de Kemer, em Antalya, é uma pista de 18 km que se eleva mais de mil metros acima do nível do mar. A trilha termina em Maden Bay, um tesouro do mediterrâneo que oferece uma variedade de atividades, incluindo caminhadas, natação, mergulho, fotografia e excursões em cavernas.

Datada de seis mil anos antes de Cristo, Éfeso é um Patrimônio Mundial da Unesco e foi considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. A região, que abriga também o maior templo dedicado a Ártemis, possui um percurso que começa na Casa da Virgem Maria, a nove quilômetros de Selçuk, e termina em a antiga cidade de Éfeso. Partindo de uma altitude de mais de 400 metros e descendo até 350 em cinco quilômetros.

Em Muğla, os itinerários Köyceğiz-Ortaca-Dalaman criadas para bicicletas elétricas e mountain bikes proporcionam passeios descontraídos. Cerca de 22 trilhas foram planejadas em 2018 em por trilhas ecológicas; 15 são designadas para mountain bikes e sete para bicicletas elétricas.

O clima da região permite passeios durante todo o ano e os sinais de orientação são dispostos de acordo com os padrões internacionais. A rota, a partir do centro do distrito de Ortaca, passa ao longo do riacho Dalaman, da praia de İztuzu e da praia de Bandeira Azul Sarıgerme, importantes áreas de desova das tartarugas Caretta Caretta.

Atualmente Istambul se destaca por sua história, cultura e arte antiga e moderna, mas além das compras e gastronomia, a metrópole oferece rotas dedicadas para o ciclismo turístico. Localizadas nas florestas do lado europeu, as trilhas também abraçam o litoral da Anatólia e da Europa ao longo das águas do Bósforo.

As atividades de turismo de bicicleta da Turquia abrangem mais do que apenas as rotas: acelerando seus esforços de turismo sustentável, o país implementou o Certificado de Instalações de Acomodação Amigáveis para Bicicletas em 2021, no âmbito dos estudos de sustentabilidade relacionados. Os visitantes que pedalam pelo país podem obter informações sobre instalações adequadas para bicicletas antes de chegar ao país, graças a esta certificação.

As informações de contato para quaisquer serviços prestados por instalações habilitadas a receber a certificação podem ser acessadas na plataforma GoTürkiye, site oficial do turismo da Turquia. Atualmente, existem 17 instalações no país que atendem aos critérios do Certificado de Instalação de Acomodação para Bicicletas.

Receba nossas newsletters