Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Vale do Café (RJ) ganha projeto de reflorestamento

FOTO REFLORESTAMENTO REGIÃO MIGUEL PEREIRA DEPOIS - CRÉDITO MAURICIO RUIZ

Ao todo, o reflorestamento durará cerca de três a cinco anos

O Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA) está realizando o reflorestamento na região do Vale do Café, no sul do Rio de Janeiro. A área reflorestada possui mais de 2,5 mil hectares. O projeto prevê também o combate a incêndios florestais e a recuperação de áreas atingidas. Ao todo, o reflorestamento durará cerca de três a cinco anos. O processo possui várias etapas, técnicas e metodologias a serem empregadas de acordo com a situação do local.

Na condução do processo regenerativo também é levado em consideração as espécies corretas e o espaçamento das plantas que serão adubadas e plantadas para a recuperação da floresta. Em média, usa-se entre 45 e 60 espécies distintas, todas nativas da Mata Atlântica, com características de preenchimento e diversidade, fazendo um mix da flora nativa replantada.

Atualmente, o Instituto Terra de Preservação Ambiental conta com diversos tipos de apoio e financiamento do setor público e privado, nacional e internacional. Um bom exemplo disso são as parcerias com Escolas que a cada matrícula, uma árvore é plantada. Outras Organizações Não Governamentais (ONG’s) também ajudam, como a alemã Ecosia, empresa que a cada 43 buscas que alguém faça na Internet, planta uma árvore em algum lugar do mundo.

Receba nossas newsletters