Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Veneza começará a cobrar por visita diária de turistas a partir de 2024

Soluções para o "Overtourism" deverão ser tomadas para que a experiência de viajar permaneça agradável ao público

Viajantes só poderão visitar a cidade depois de comprarem online os seus bilhetes por 5 euros (Divulgação)

A cidade italiana de Veneza aprovou o início da cobrança de uma taxa de 5 euros para aqueles visitantes que não pernoitam na cidade, numa tentativa de controlar o turismo. Com isso, todos os visitantes maiores de 14 anos deverão pagar a taxa e reservar a entrada na cidade com antecedência a partir de 2024. Esta taxa tinha tudo para entrar em vigor em janeiro deste ano, mas acabou sendo adiada mais uma vez pela prefeitura local.

Apesar disso, o início da cobrança é como se fosse um teste e será realizada durante os períodos de pico turístico. O excesso de turistas é uma questão urgente para Veneza. A cidade tem apenas 7,6 km², mas recebeu quase 13 milhões de turistas em 2019. Espera-se que o número de visitantes exceda os níveis pré-pandemia nos próximos anos.

Dados mostram que cerca de 100 mil turistas passeiam pelas praças da cidade todos os dias, mas a grande maioria não passa nem mesmo um pernoite. Em breve, os viajantes “diurnos” só poderão visitar a cidade depois de comprarem online os seus bilhetes por cerca de 5 euros.  O plano é que os turistas diurnos façam uma reserva para entrar em Veneza por meio de um aplicativo.

OUTRAS MEDIDAS – Veneza em 2021 já havia proibido navios de cruzeiro com mais de 25 mil toneladas brutas do Canal Giudecca. A cidade ainda faz parte dos itinerários de cruzeiros, mas grandes navios estão fazendo escala em Marghera, porto que fica a 11 quilômetros de Veneza.

Receba nossas newsletters