Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Viagens de lazer e de negócios crescem em ritmo semelhante, diz Mastercard

Novos insights do Mastercard Economics Institute mostram que os consumidores estão usufruindo de um ecossistema de viagens mais tradicional em 2023, priorizando lazer e desbravando novos lugares ao redor do mundo. O relatório “Tendências do Setor de Viagens 2023” fornece insights sobre o fluxo global de viagens, marcado pela mudança do cenário econômico, pelas demandas persistentes dos consumidores e pela reabertura da China continental.

Screenshot 2023 05 18 at 15.10.04 Viagens de lazer e de negócios crescem em ritmo semelhante, diz Mastercard

Variação na reserva de viagens de lazer de janeiro de 2020 até hoje (Reprodução)

As preferências pós-pandemia por experiências em detrimento de coisas e a procura consistente de viagens a lazer moldam as perspectivas para 2023. As viagens de negócios se fortaleceram no segundo semestre de 2022, passando na frente de viagens a lazer, especialmente em culturas que priorizam a volta ao trabalho presencial, como diz o estudo.

As viagens a lazer e de negócios estão crescendo em um ritmo semelhante. As viagens a lazer estão acontecendo a todo vapor na América Latina e Caribe: as reservas de voos na República Dominicana (+43,5%), Jamaica (+52,8%) e Porto Rico (+32,9%) aumentaram em março Os gastos com viagens também crescem, com um salto de 27% para as pequenas empresas e de 48% para as grandes, comparando especificamente março de 2022 com o mesmo período de 2023.

Screenshot 2023 05 18 at 15.10.33 Viagens de lazer e de negócios crescem em ritmo semelhante, diz Mastercard

Variação na reserva de viagens de lazer de janeiro de 2020 até hoje no Brasil (Reprodução)

Além disso, a melhoria da conectividade aérea entre as cidades latino-americanas e outros destinos e os preços competitivos permitiram que os viajantes latinos explorassem mais destinos internacionais. Os EUA continuam a ser a principal escolha, com países europeus como Espanha e Alemanha crescendo em popularidade na primavera e no verão. É esperado que o México e o Caribe sejam destinos populares de primavera e verão da região para cidadãos dos EUA e do Canadá.

Experiências

Os turistas continuam priorizando as experiências. A preferência por experiências persiste, e os viajantes estão mostrando uma nova demanda por vivências únicas. Potencialmente influenciados pelas mídias sociais e pelo entretenimento, os viajantes estão desembarcando em destinos menos conhecidos em busca de imersão cultural.

Os gastos com experiências aumentaram nos mercados da América Latina e Caribe – Costa Rica (+144%), El Salvador (+213%), Guatemala (+117%), Jamaica (+105%) e México (+116%) – quando comparamos março de 2023 com março de 2019. Em apenas dois países da região os gastos em bens materiais superaram o nível anterior à pandemia: Costa Rica (+107%) e El Salvador (+129%), destacando a forte demanda por turismo.

“No primeiro ano completo de viagens sem restrições desde a pandemia, os consumidores estão dando vazão ao desejo reprimido de explorar novos locais, conectar-se com amigos e familiares e acumular experiências para compensar o tempo perdido”, aponta Bricklin Dwyer, economista-chefe da Mastercard e chefe do Mastercard Economics Institute.

Receba nossas newsletters