Câmbio:

Idiomas:

Visibilidade e recordes de visitação marcam 2011 do Destino Paraíba

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 12/12/2011 - 11:54

De janeiro a outubro de 2011, a Paraíba aumentou em 3,5% o número de turistas em relação a 2010. Os números são baseados nas Fichas Nacionais de Registros de Hóspedes (FNRH) e nos Boletins de Ocupação Hoteleira (BOH) computados pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). De acordo com os números da Infraero, a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa (PB), apresentou um crescimento de 21,2% nos nove meses de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado.

O fluxo global de turistas, até outubro deste ano, foi de 1.175.375, e a estimativa da PBTur é que, até o final de 2011, a Paraíba receba cerca de 1,4 milhão de turistas, superando a marca alcançada em 2010. “Além das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, a Paraíba vem atraindo turistas de outros estados do país e também do exterior”, disse Ruth Avelino, presidente da estatal do turismo da Paraíba. Os visitantes estrangeiros, em sua maioria, provêm dos Estados Unidos e Europa.

De acordo com a executiva, o crescimento do número de visitantes, tanto na alta quanto na baixa estação do ano, se deve à determinação do governador Ricardo Coutinho de priorizar a divulgação do potencial turístico do Destino Paraíba em eventos turísticos. Ruth Avelino destacou ainda o processo de dotar o Estado de infraestrutura, como as obras de melhoramento das rodovias, a busca de parceria para a ampliação dos aeroportos, a ampliação de companhias aéreas operando na Paraíba e o início das obras do Centro de Convenções de João Pessoa.

A PBTur e o trade turístico participaram de quase todos os eventos nacionais, além de cinco internacionais durante este ano. E também apoiou diversos eventos turísticos, como o Road Show Paraíba, a capacitação de gerentes das principais operadoras do Brasil (CVC, TAM, Trend, Visual e Shangri-la) e a captação de eventos em ação conjunta com o C&VB de João Pessoa e de Campina Grande.

Estas ações foram fortalecidas, segundo a executiva, em função de um intenso e contínuo trabalho que a PBTur vem realizando com a mídia – a exemplo da realização de “fampress” com os principais veículos de comunicação do país.

O Destino Paraíba foi destaque em jornais como a Folha de São Paulo, Correio Braziliense, O Popular de Goiânia, A Tarde (Bahia), O Dia (Rio de Janeiro), Revista Esporte e Ação, TV Globo (e as afiliadas São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins), TV Record e Tam Nas Nuvens; os portais Uol, Terra e IG; além da mídia especializada em turismo e revistas de bordo, como Tam e Avianca, entre outros veículos de comunicação.