O 4° festival Vivid Sydney foi aberto oficialmente esta noite com a ‘Iluminação das Velas’ da Opera House de Sydney, projeções coloridas e arte digital em 3D da equipe alemã de design, URBANSCREEN. O evento deve atrair mais de 500 mil pessoas em 2012.
Desenvolvido pela Destination NSW como parte da nova agenda de turismo e eventos do Governo de NSW (estado de New South Wales), o Vivid Sydney acontece entre os dias 25 de maio e 11 de junho. O festival conta com instalações de iluminação artística em volta das margens do porto, apresentações de música ao vivo na Opera House de Sydney e mais de cem eventos criativos da indústria no programa Vivid Ideas.
O Vivid Light deste ano inclui mais de 60 esculturas de iluminação artística, 20 a mais do que em 2011. Desde jogos interativos, trabalhos de arte móveis a partir de redes sociais, iluminação de arranha-céus e projeções de mapeamento em 3D, até instalações internacionais da Alemanha, França, Polônia, Hong Kong, Escócia, Estados Unidos, Brasil, Cingapura e Nova Zelândia.
Já o Vivid LIVE, aberto por Florence and the Machine, vai apresentar mais de 25 eventos de música ao vivo. Os destaques incluem Karen O, da banda Yeah Yeah Yeahs em ‘STOP THE VIRGENS’, The Temper Trap, Sufjan Stevens, e Janelle Monae & The Archandroid Orchestra.
O programa do festival está disponível em https://vividsydney.com/.
Pamela Mascarenhas