Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Volume de pesquisas sobre atrações no litoral paulista mais do que triplica em 2023

iStock 1158299901 e1699889560609 Volume de pesquisas sobre atrações no litoral paulista mais do que triplica em 2023

Entre os destinos com maior percentual na variação de crescimento apareceram com destaque a Praia Grande, São Lourenço, São Sebastião, Ilhabela e Litoral Norte (iStock)

As praias do litoral paulista entraram, por definitivo, no roteiro de passeio dos turistas brasileiros. No intervalo de setembro de 2022 a outubro de 2023, a Agência Conversion apurou que o volume de pesquisas online sobre as atrações da região mais que triplicou. Entre os destinos com maior percentual na variação de crescimento apareceram com destaque a Praia Grande, São Lourenço, São Sebastião, Ilhabela e Litoral Norte.

O estudo considerou a frequência dos assuntos pesquisados. Assim, constatou que os três com buscas mais recorrentes no período apurado foram o termo “hotel na praia” com o registro de aumento robusto de 5.556,25%; seguido de “pousada na Praia Grande” com 395,5% e “hotel na Praia Grande” com 233,33%.

“Além dos cenários paradisíacos, a localização privilegiada dos litorais sul, central e norte e da baixada santista, com fácil acesso à capital, tornam esses locais atraentes para visitantes que buscam viagens estilo bate-volta ou de mini-férias. O aumento na demanda também pode estar associado a fatores ambientais, como as recentes ondas de calor que acometem todo o país e os tesouros escondidos nas praias paulistas”, informou a agência.

Praia Grande – O município da Região Metropolitana da Baixada Santista oferece excursões radicais, passeios de balão e visita a pontos turísticos como o Palácio das Artes, Feira Livre da Guilhermina e Fortaleza de Itaipu. O beira-mar com águas calmas costuma atrair quem viaja com a família e crianças. As praias mais bem avaliadas por frequentadores na plataforma Tripadvisor são a do Canto do Forte, Tupi, Caiçara e da Aviação.

b Ainda na Baixada Santista, a histórica cidade que recebeu o título de primeira vila do país, fundada em 1532, equilibra o contraste entre o urbano e a natureza. As praias de Itararé, Milionários e Itaquitanduva estão entre as mais procuradas pelos turistas. Além do mar tranquilo, o local se destaca pelo mirante intitulado Memorial 500 anos, projetado pelo Oscar Niemeyer, e o teleférico que conecta a praia do Itararé ao Morro do Voturuá.

Riviera de São Lourenço – A famosa praia de Bertioga fica a cerca de duas horas da cidade de São Paulo. A proximidade e o alto investimento em infraestrutura fizeram com que ela se tornasse uma das mais frequentadas do Estado. As ondas do lugar favorecem a prática do surfe e passeios de barco. Por isso, é possível encontrar um público diverso nas faixas de areia e no mar.

Ilhabela – As atrações turísticas de Ilhabela começam com o transporte. Isso porque é possível visitá-la com cruzeiros marítimos, de balsa com saída de São Sebastião ou até mesmo de helicóptero. Na ilha com 130 km de costa já foram catalogadas mais de 40 praias que encantam os olhos com seu incrível mar de azul turquesa.

São Sebastião – Com mais de 30 opções de praias, esse destino litorâneo localizado a 205 km da capital, se destaca como uma das melhores alternativas para turistas que gostam de curtir o mar durante o dia e as baladas à noite. Com custo-benefício atrativo, é possível encontrar em São Sebastião hospedagens com valores acessíveis, desde hotéis com varanda, ar condicionado e cama box até charmosas pousadas.

Receba nossas newsletters