Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Empregos / Serviços

Brasil bate recorde de novos negócios em 2021

empregos-shutterstock_403515793

Foram mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizados

O empreendedorismo alcançou uma marca história no Brasil, em 2021, de acordo com Sebrae e baseado em dados da Receita Federal. No ano passado, houve um recorde de pequenos negócios abertos, com mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizados. Esse número representa um incremento de 19,8% em relação a 2020, quando foram criados 3,3 milhões de CNPJ; e de 53,9% em relação a 2018, quando foram formalizados 2,5 milhões de micro e pequenas empresas.

“Ao mesmo tempo que a pandemia forçou muitas pessoas a irem para o empreendedorismo por necessidade, ela também estimulou a busca desse meio de vida por oportunidade. E a tendência é que o empreendedorismo continue crescendo. O relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizado pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), fez uma estimativa de que 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendiam, tinham planos de abrir um negócio nos próximos três anos”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Melles atribui esse incremento registrado no ano passado também à melhoria do ambiente de negócios no Brasil e à consolidação do Microempreendedor Individual (MEI), que tem sido a principal escolha de quem quer começar a empreender. Do total de CNPJ criados em 2021, 3,1 milhões optaram por ser MEI, o que corresponde a 80% dos negócios abertos. As microempresas correspondem a 17,35% (682,7 mil) das empresas abertas em 2021.

Receba nossas newsletters