Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Empregos / Serviços / Turismo em Dados

CNC projeta mais de 190 mil vagas de emprego no setor de turismo ainda este ano

empregos-shutterstock_403515793

De acordo com a pesquisa da CNC, o setor de turismo já conseguiu recriar, a partir de maio de 2021, 290 mil vagas

Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que o turismo gere até o fim deste ano 193,6 mil vagas, encerrando 2022 com a abertura líquida de 258,1 mil postos de trabalho formal. De acordo com a pesquisa da CNC, o setor de turismo já conseguiu recriar, a partir de maio de 2021, 290 mil vagas, destacando-se bares e restaurantes (+220,5 mil) e serviços de hospedagem (+61,2 mil).

Ainda segundo a análise, essa retomada das oportunidades de emprego também é reflexo da abertura de novas empresas do segmento. Foram 79,8 mil novos estabelecimentos empregadores a partir do último trimestre de 2020. Destaque para as atividades de bares e restaurantes (+14% ou +48.289 unidades) e estabelecimentos especializados no aluguel de veículos (+14,1% ou 3.181 unidades). Atualmente, o turismo conta com 606.564 unidades empresariais ativas.

De acordo com o apurado pela CNC, baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril, o faturamento do segmento de turismo ficou apenas 3% abaixo do patamar pré-pandemia, o equivalente a R$ 1,04 bilhão. A expectativa da entidade é que o turismo brasileiro restabeleça o nível de geração de receitas do período pré-pandemia até o terceiro trimestre deste ano, devendo encerrar 2022 com alta de 2,8% em relação ao ano passado.

INTERNACIONAL – A entrada de turistas internacionais também tem apresentado sinais de recuperação. De acordo com dados do Sistema Internacional de Tráfego (SIT) da Polícia Federal, no primeiro quadrimestre deste ano, o número de estrangeiros que deram entrada no País (962 mil) já superou em 61% a totalidade dos turistas que ingressaram no Brasil, em 2021.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.