Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Empregos / Parques e Atrações

Parques e atrações de Gramado e Canela devem demitir até 2 mil colaboradores

Gramado: Serra Gaúcha é citada como um case por ter poucos casos e já ter elaborado protocolos

Atrações turísticas da região estão fechadas desde o dia 22 de fevereiro

A Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG) prevê a demissão de 1,5 mil colaboradores entre seus 17 associados com o fechamento dos parques e atrativos de Gramado e Canela, devido ao decreto do governo do Rio Grande do Sul. Com a bandeira preta do modelo de distanciamento controlado no enfrentamento da pandemia, atrações turísticas da região estão fechadas desde o dia 22 de fevereiro.

“O setor terá demissão em massa, desde o operacional até o alto escalão dos empreendimentos. São 1,5 mil trabalhadores com carteira assinada entre os associados da APASG e estimamos mais de dois mil empregos diretos contabilizando não associados. Para evitar essas demissões, os parques e atrativos precisariam reabrir imediatamente, com os já conhecidos protocolos e habitual responsabilidade”, afirma Manoela Costa, presidente da APASG.

Segundo Manoela Costa, o setor de parques e atrativos foi o que se manteve por mais tempo fechado desde o começo da pandemia e, inicialmente, mesmo na bandeira vermelha eram proibidos de abrir. Por conta destas restrições, alguns associados da APASG fecharam suas portas ainda em 2020, e não há perspectiva de reabertura.

“Até o presente momento, os associados conseguiram manter todos os empregos, apesar dos decretos. Mas agora a situação se agravou muito. Sem público o faturamento é zero, enquanto os custos para se manter uma atração turística aberta ou fechada são praticamente os mesmos. Além da folha salarial, é necessário bancar as despesas com manutenção. Existem muitos procedimentos que devem ser mantidos, e por isso parques e atrativos são diferentes de outros negócios que podem simplesmente fechar portas e encerrar operações”, explica a presidente da APASG.

Com todos os custos e rescisões de contrato de funcionários, o setor avalia que muitos empreendimentos terão que recorrer a linhas de crédito, o que dificultaria ou até mesmo inviabilizaria uma retomada das atividades. “O fechamento dos parques e atrativos não é apenas um problema deste setor, mas de todo o turismo de Gramado e Canela, que precisa de sua cadeia funcionando para que possa se manter. Há diversos relatos da hotelaria e operadoras mencionando hóspedes e turistas que cancelaram reservas em razão da restrição aos atrativos. E isso afeta todos”, destacou.

Para uma reabertura parcial e monitorada, os associados da APASG continuarão seguindo os protocolos internacionais da Iaapa (The Global Association for the Attractions Industry) e do Selo Turismo Responsável, além da capacidade de 25% de atendimento ao público e 50% de trabalhadores, previstas pela bandeira vermelha imposta pelo governo do Rio Grande do Sul. São associados da APASG: Aldeia do Papai Noel, Alpen Park, American Old Trucks, Dreamland Museu de Cera, Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Mini Mundo, Mundo a Vapor, Mundo de Chocolate, Olivas de Gramado, Parque Terra Mágica Florybal, Selfie Gramado, Sky Glass Canela, Snowland, Super Carros, Tri Táxi Áereo, Vale dos Dinossauros.

Receba nossas newsletters