Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Empregos / Parques e Atrações / Turismo em Dados

Parques nacionais poderão gerar até um milhão de empregos no Brasil

O Parque Nacional de São Joaquim (SC) está aberto para visitação. Crédito Renato Soares MTur

Unidades de conservação podem quadriplicar economia do país, diz estudo

Um estudo do Instituto Semei, em parceria com Boston Consulting Group (BCG) apontou que o potencial turístico dos parques nacionais pode gerar até um milhão de empregos para o país. Além dos postos de trabalho, o bom aproveitamento dos recursos naturais brasileiros pode injetar R$ 44 bilhões na economia e ampliar em até quatro vezes o número de visitantes recebidos em 2019, chegando a 56 milhões de pessoas.

“Sabemos que nossos parques foram muito mal aproveitados em gestões anteriores. Por isso, estamos trabalhando na concessão das unidades de conservação que, além de investimentos para o país, gerará emprego e desenvolvimento para as cidades que contornam esses espaços”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A concessão de parques nacionais faz parte de um amplo projeto do governo federal para atrair investimentos e impulsionar os principais destinos do país. Até agora, o Brasil possui 18 unidades de conservação em diferentes estágios de concessões, entre elas o Parque Nacional do Iguaçu (PR) e a Floresta Nacional de Canela (RS).

De acordo com um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, há 334 Unidades de Conservação (UCs)no Brasil distribuídas em todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, totalizando cerca de 9% do território nacional e 2% do bioma marinho costeiro. Juntos os parques nacionais receberam 8,4 milhões de visitas em 2020.

As UCs são classificadas em categorias: Parque Nacional; Floresta Nacional; Área de Proteção Ambiental; Reserva Extrativista; Área de Relevante de Interesse Ecológico; Estação Ecológica; Monumento Natural; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; Reserva Biológica; Refúgio de Vida Silvestre.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.