
A cabine de comando de um avião pode parecer um sonho distante, mas a LATAM Brasil quer mudar essa percepção. Com o programa Proa Direta, a companhia tem levado pilotos experientes a encontros presenciais em aeroclubes de todo o país, para tirar dúvidas e compartilhar experiências sobre uma das carreiras mais almejadas, e técnicas, da aviação.
De abril até agora, mais de 400 pessoas participaram dos encontros, que já aconteceram em cidades como Jundiaí, Bragança Paulista, Maringá e Florianópolis. A ideia é clara: quebrar mitos e tornar mais acessível o universo da aviação comercial, que nos próximos anos deve continuar em expansão.
“Ser piloto vai além de saber voar. É uma profissão que exige preparo emocional, foco e tomada de decisão constante”, explica Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM, que destaca também o papel das famílias nesse processo. “Muitos jovens desistem por falta de informação. Estamos tentando mudar isso.”
O Proa Direta também mira a diversidade na formação de novos talentos. A empresa pretende expandir o programa para aeroclubes de todas as regiões do Brasil e já confirmou que o próximo destino será Minas Gerais, com data a definir.
O esforço tem razão de ser: só no primeiro semestre de 2025, a LATAM abriu mais de 300 vagas para copilotos e comandantes. Em 2024, superou em 70% sua meta de contratações de tripulantes técnicos. Hoje, são mais de 21 mil funcionários no Brasil, sendo cerca de 2 mil pilotos.