Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Empregos / Política

Turismo de São Paulo recupera todas as vagas de emprego perdidas na pandemia

Secretário de turismo do estado de São Paulo, Vinícius Lummertz

Vinícius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo (Eric Ribeiro/M&E)

O turismo do Estado de São Paulo deve zerar o déficit de emprego causado pela crise no setor por conta da pandemia agora em outubro. Em 2020, o turismo paulista foi obrigado a fechar 128 mil postos de trabalho nos primeiros meses da pandemia. No ano passado, foram recuperados mais de 60 mil empregos. Os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que até setembro deste ano já foram criados mais 61,6 mil empregos.

Os 6 mil empregos que restam para zerar o déficit equivalem à média de geração de empregos do setor nos últimos meses. Em setembro, o turismo paulista teve um saldo positivo de 5.861 postos formais de trabalho. Em agosto, havia sido 6.621 novos empregos. “O setor tem se recuperado de forma consistente ao longo dos meses. Vamos recuperar todos os postos de trabalho que haviam sido perdidos na pandemia e continuar crescendo”, afirma o secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz.

A expectativa da Secretaria de Turismo e Viagens é que o setor tenha recorde de geração de emprego em 2022. A projeção é criar mais de 80 mil empregos formais no ano, um aumento de 25% em relação aos 65 mil empregos previstos no início do ano. Atualmente, o turismo é o terceiro setor em geração de emprego no Estado, atrás apenas da indústria e construção civil

Receba nossas newsletters