Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Empregos / Turismo em Dados

Turismo gera mais de 38 mil vagas de emprego em novembro

A geração de empregos no setor de Turismo apresentou evolução expressiva em 2021, segundo dados da pesquisa Monitora Turismo, baseada no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. Em novembro, o país registrou o melhor saldo de empregos formais do ano, com 38.959 novas vagas, o que representa 12% do total de empregos gerados no país.

Evento reunirá médicos e cientistas especializados no assunto

Este número é mais de 17 vezes superior ao registrado em janeiro de 2021

Este número é mais de 17 vezes superior ao registrado em janeiro de 2021, quando foram contratados 2.215 trabalhadores formais no setor, e 58% maior do que o registrado em outubro deste ano (24.599). De acordo com a pesquisa, todos os estados registraram aumento no número de empregos entre outubro e novembro de 2021, crescimento que se manteve desde o início do ano. Em 2020, a maior parte dos estados registrou saldo negativo de postos de trabalho.

Entre os estados com maior salto no número de empregos no turismo entre outubro e novembro de 2021 estão Amazonas (+129%), Distrito Federal (+110%), Rio de Janeiro (+107%) e Rondônia (+98%). Já entre as capitais com melhor desempenho na criação de vagas no setor, Belém (+184%), Salvador (+167%) e Vitória (+156%) estão entre os destaques. Além dessas, Brasília, Manaus, Maceió, Porto Velho, Recife e Rio de Janeiro também mais que dobraram o número de postos de trabalho.

“O setor tem demonstrado recuperação dia após dia, mas agora vemos que a tendência é, cada vez mais, de crescimento. Trabalhamos durante todos esses meses para que este momento chegasse e o nosso objetivo é superar os índices pré-pandemia e alcançar todo o potencial que o nosso setor possui”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.