Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Empregos / Feiras e Eventos / Serviços

Turismo gera quase 21 mil postos de trabalho em outubro no Brasil

Movimento intenso no primeiro dia do Festuris Turismo gera quase 21 mil postos de trabalho em outubro no Brasil

O saldo positivo, acima de 400%, no ramo de eventos se deve a retomada de grandes congressos, feiras e exposições espalhadas pelo país (Eric Ribeiro/M&E)

O turismo brasileiro foi o responsável pela criação de 20,7 mil postos de trabalho com carteira assinada em outubro. É o que informa o Ministério do Turismo, com base nos dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De acordo com as informações, somente o setor de eventos empregou mais de 3.6 mil pessoas, um valor quatro vezes maior em relação ao mês anterior, setembro.

O saldo positivo, acima de 400%, no ramo de eventos se deve a retomada de grandes congressos, feiras e exposições espalhadas pelo país, como ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino. “A indústria do turismo no Brasil se destaca. O setor movimenta milhões de reais por ano, sendo concretamente um impulsionador da economia nacional. Os números estão aí para provar isso, aumentando nossa competitividade e melhorando a vida da nossa população”, pontuou o ministro.

Além do setor de eventos, áreas como alojamento e alimentação; e transporte rodoviário de passageiros também apresentaram bons resultados, com 10.7 e 2.4 mil novos empregados no décimo mês do ano, respectivamente.

GERAL – De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o maior crescimento do emprego formal no mês de outubro ocorreu no setor de Serviços, o qual o turismo está inserido, com um saldo de 109.939 postos. Incluindo todas as atividades econômicas, o país gerou mais de 190 mil empregos. No acumulado do ano, o total de vagas geradas chegou a 1.784.695 postos de trabalho, ficando positivo nos 5 grandes grupamentos econômicos e nas 27 Unidades da Federação.

Receba nossas newsletters