A Collinson International, conhecida por operar o Priority Pass e o LoungeKey, divulgou um novo relatório global que aponta um crescimento significativo no turismo de eventos esportivos e musicais. A pesquisa revela que esse segmento está se expandindo rapidamente, oferecendo novas oportunidades para empresas capturarem uma parte crescente do mercado.
De acordo com o estudo, três quartos dos fãs de esportes e música já viajaram de avião para assistir à sua equipe ou artista favorito. Os fãs de esportes se destacam com os maiores gastos, com mais da metade dos entrevistados gastando acima de $500 por viagem. Entre esses, 17% na Ásia chegam a gastar mais de $2.000.
A pesquisa destaca também que quatro em cada cinco viajantes de eventos preferem visitar novos destinos em vez de locais já conhecidos. Entre os que viajam de avião para eventos, 83% participaram de eventos esportivos e 71% de eventos musicais nos últimos três anos ou planejam fazê-lo no próximo ano. Mais da metade desses viajantes (56%) viaja mais de uma vez por ano, com 22% frequentando três ou mais eventos anualmente.
Crescimento do mercado
O relatório aponta que o turismo esportivo e musical está passando por um crescimento robusto. Em 2023, o turismo esportivo foi avaliado em $564,7 bilhões e deve quase dobrar seu valor para $1,33 trilhão até 2032. Da mesma forma, o turismo musical deve crescer significativamente, com uma previsão de alcançar $13,8 bilhões até 2032. Esse crescimento é impulsionado por três fatores principais: aumento no número de eventos, maior exposição internacional através de TV e streaming, e a demanda por experiências aprimoradas após anos de restrições de viagem devido à pandemia de Covid-19.
Os hábitos de gastos entre os viajantes de eventos mostram uma disposição para investir em experiências premium. O gasto médio em aeroportos para viajantes de eventos é de $100, mas aqueles que vão a eventos de basquete, Fórmula 1 e Olimpíadas estão dispostos a gastar $200 ou mais. Para eventos musicais, 25% dos viajantes também estão preparados para gastar acima de $200.
Mais de 80% dos fãs de esportes e música viajaram para novas cidades ou países para ver sua equipe ou artista favorito, com 31% já retornando e 30% planejando voltar. Esse comportamento oferece oportunidades de crescimento econômico significativo para empresas locais.
Experiências premium e programas de fidelidade
Os viajantes de eventos estão cada vez mais buscando experiências de viagem premium, como salas VIP de aeroportos, lounges de jogos, cabines para dormir e spas. Quase metade (47%) dos viajantes usou essas experiências em aeroportos, com destaque para relaxar antes ou depois dos eventos e aproveitar opções de alimentação e bebida.
Além disso, mais da metade dos viajantes de eventos (55%) participa de programas de fidelidade, buscando descontos em voos, ingressos, pontos/milhas e acomodações. O acesso a salas VIP de aeroportos é particularmente popular entre viajantes da Índia, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos, Austrália, Singapura, Alemanha, Reino Unido e Brasil.
“Ser fã é sinônimo de lealdade. Esta pesquisa destaca o alto valor que eles atribuem aos benefícios de viagem. Isso é uma excelente notícia para a indústria de viagens e para empresas que visam viajantes frequentes, oferecendo a oportunidade de capitalizar sobre o crescimento do turismo de eventos e melhorar o engajamento e a lealdade dos clientes”, afirma Christopher Evans, CEO da Collinson International.
A pesquisa, conduzida com uma amostra de 8.537 viajantes de 17 países (incluindo o Brasil, foi realizada online em junho de 2024, oferecendo um panorama abrangente sobre o comportamento e as tendências no turismo de eventos esportivos e musicais.