Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades

Há 47 anos, homem chegava à lua: entre no clima e saiba mais sobre turismo espacial

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) ver o mundo à noite em cada órbita - que é 16 vezes a cada dia tripulação. Um astronauta tomou esta fotografia largo, curto - lente da noite luzes da Terra, enquanto olhando para as áreas remotas da central equatorial do Oceano Pacífico.

Foto: NASA

Há exatos 47 anos, o homem pisava na lua pela primeira vez. Desde então, pesquisadores e especialistas vêm desafiando a tecnologia para viabilizar o turismo espacial. Até hoje, apenas oito pessoas fizeram viagens turísticas deste tipo e o motivo deste número ser tão reduzido é simples: os passeios custaram cerca de U$S 20 milhões. Algumas empresas, porém, estão bem perto de tornar o espaço um novo destino para viajantes.

A Virgin Galactic, do bilionário britânico Richard Branson, é uma delas. Com a expectativa de realizar o primeiro voo da modalidade em 2018, a Virgin trabalha em tecnologias espaciais desde 2004, e já vendeu cerca de 700 passagens antecipadas. No meio do caminho, a empresa teve alguns acidentes e atrasos, mas, em fevereiro deste ano,apresentou uma nave redesenhada, a VSS Unity. A projeção é que os testes sejam finalizados em dois anos.

virgin galactic

Nave espacial VSS Unity Foto: Virgin Galactic

A proposta é oferecer um percurso de cerca de duas horas, praticamente um bate e volta. Quem explica é Marcos Roberto Palhares, um dos brasileiros confirmados para a viagem. Ele também é sócio da Agência Marcos Pontes, que comercializa o produto Virgin no Brasil. As naves farão voos suborbitais, que chegam à fronteira do espaço e retornam à terra. A vista de lá de cima, a 100 quilômetros de altitude, será a curvatura da terra.

Palhares ainda destacou que as viagens custam U$S 250 mil e precisam de depósito prévio para que o lugar seja garantido. Os requisitos são: ter boa saúde e mais de 16 anos. Os passageiros também precisam participar de um treinamento específico que, no caso dos brasileiros, acontecerá parte em território nacional e parte nos Estados Unidos.

Experiência espacial – Enquanto os testes da nave da Virgin não são finalizados, existem algumas opções para quem tem muita vontade de sentir como é estar “longe” da Terra. A Agência Marcos Pontes trabalha com turismo voltado para este tipo de experiência. Entre as atrações, o voo de gravidade zero é um dos mais requisitados. O passeio é feito dentro de um avião sem poltronas e todo forrado com estofado, onde os passageiros flutuam como se realmente estivessem no espaço. A idade mínima é doze anos, e as decolagens acontecem na Rússia e nos Estados Unidos.

Simulação de gravidade zero oferecida pelo programa da Agência Marcos Pontes Foto: divulgação

Simulação de gravidade zero oferecida pelo programa da Agência Marcos Pontes Foto: divulgação

Palhares também destacou o voo na estratosfera com o avião MIG-29. Partindo da Rússia, o turista entra em um avião supersônico. Além de ultrapassar a velocidade do som, ele voa a uma altitude duas vezes maior que a das aeronaves comerciais. “O passageiro voa até a camada de ozônio e pode ver o espaço da janela. Não se chega ao espaço de fato, mas é uma sensação bem parecida”, detalhou.

Já para quem prefere as viagens em terra, ele indicou uma visita ao deserto do Atacama para ver de perto uma chuva de meteoros. “O destino conta com os maiores telescópios do mundo e, por isso, se tem uma vista incrível do céu”, afirmou.

Sua última recomendação foi uma viagem para o fundo do mar, que pode ser comparado ao ambiente espacial. “É uma viagem realizada por um submergível preparado para grandes profundidades, onde a luz do sol nunca chega. Por isso, se tem contato com uma fauna marítima intocada, sendo possível ver algumas espécies desconhecidas e bioluminescentes”.

Para conhecer outros passeios voltados para o turismo espacial, acesse o site da Agência Marcos Pontes.

Receba nossas newsletters