Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

ABIH se posiciona contra acordo entre Porto Seguro e Airbnb; veja nota oficial

Manoel Linhares, novo presidente da ABIH Nacional

Manoel Linhares,  presidente da ABIH Nacional, assina a nota contra acordo entre a Prefeitura e Airbnb

A Prefeitura de Porto Seguro na Bahia firmou um acordo com a plataforma de aluguéis Airbnb que garantirá a cobrança da “taxa de sustentabilidade” aos hóspedes que efetuarem reservas pelo site a partir de 1º de junho. O valor será de R$2,60 por noite para cada hóspede e será destinado ao Fundo Municipal de Desenvolvimento do Turismo de Porto Seguro (Fundetur).

Hotéis e pousadas da região, que já contavam com Contribuição Voluntária para Turismo Sustentável (CVTS), não ficaram satisfeitos com o acordo e viram a medida como forma de compensação pela falta de regulamentação do serviço.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Nacional emitiu uma nota oficial à respeito. “Na visão da entidade, a taxa de sustentabilidade, que será paga pelo Airbnb é uma maneira de procurar mascarar o sério problema enfrentado pela hotelaria hoje com o seu principal concorrente, dando a impressão de que todos são iguais e estão sujeitos aos mesmos critérios e exigências. Ao contrário, os números não mentem”, diz uma parte do documento, assinado pelo presidente da entidade, Manoel Linhares.

Na sequência, Linhares destaca as exigências impostas ao setor para garantir o funcionamento de empreendimentos. “A entidade destaca que nem de longe se pode comparar as inúmeras exigências impostas á hotelaria, tais como taxas diversas, licenças de variados órgãos, IPTU’s comerciais, alvarás de funcionamento, Ecad, além da mais alta carga tributária do mundo e ainda de altíssimos encargos sociais, o que afetou a hotelaria nacional, gerando a perda de inúmeras vagas de emprego, bem como o fechamento de diversos hotéis em todo o país”, continua.

A nota ainda aponta o acordo como “precedente perigoso”. “O precedente inaugurado pelo município é perigoso no sentido de passar a ideia de que uma contribuição de uma simbólica taxa estaria igualando a situação tributária daquela empresa com a hotelaria, fato que a entidade vem a público se posicionar contrariamente”, completa

CONFIRA A NOTA DA ABIH NA ÍNTEGRA:

A ABIH nacional, através de seu presidente, Manoel Cardoso Linhares, repudia de forma veemente o acordo firmado entre a plataforma digital de comercialização de hospedagem – AIRBNB e o munícipio de  Porto Seguro-BA, que estipulou uma taxa de R$ 2,60 por cada hóspede para cada noite de hospedagem e que deverá ser recolhida pela empresa junto ao Fundetur Municipal.

Ressaltamos que também a hotelaria daquele município já estava sujeita a Contribuição voluntária para turismo sustentável, taxa criada anteriormente e que abrangia apenas os hotéis e pousadas do município.

Na visão da entidade, a taxa de sustentabilidade, que será paga pelo AIRBNB, é uma maneira de procurar mascarar o sério problema enfrentado pela hotelaria hoje com o seu principal concorrente, dando a impressão de que todos são iguais e estão sujeitos aos mesmos critérios de exigências. Ao contrário, os números não mentem.

A entidade destaca que não se pode nem de longe comparar as inúmeras exigências impostas à hotelaria, tais como taxas diversas, licenças dos mais variados órgãos, IPTU’s comerciais, alvarás de funcionamento, Ecad, além da mais alta carga tributária do mundo e ainda de altíssimos encargos sociais, o que afetou a hotelaria nacional gerando a perda de inúmeras vagas de emprego, bem como o fechamento de diversos hotéis em todo o país.

O precedente inaugurado pelo município é perigoso no sentido de passar a ideia de que uma contribuição de uma simbólica taxa estaria igualando a situação tributária daquela empresa com a hotelaria, fato que a entidade vem a público se posicionar contrariamente.

O presidente reitera que não medirá esforços para defender de forma incansável e inflexível os direitos dos milhares e milhares de hoteleiros de todo o Brasil, ademais, estes sofrem diariamente as agruras de um sistema burocrático, vencendo os mais diversos obstáculos jurídicos e administrativos para gerarem milhões de empregos no trade turístico e não poderão assistir passivamente a celebração de acordos desta natureza, que apenas procuram dar  a  aparência de uma isonomia tributária que não existe.

O presidente informa ainda que estará lado a lado de cada ABIH estadual, oferecendo todo o apoio necessário para evitar que tais acordos como esses sejam firmados com outros municípios e assim parecer que todos estão sujeitos às mesmas exigências.

MANOEL CARDOSO LINHARES
Presidente
Associação Brasileirada Indústria de Hotéis (ABIH Nacional)

Nota da ABIH Nacional

Nota da ABIH Nacional

Receba nossas newsletters