
A ABIH-SP – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo – divulgou um balanço sobre o desempenho da hotelaria em 2018 e as expectativas e projeções para o cenário turístico a partir da nova gestão política, bem como os desafios que o segmento e o turismo paulista terão em 2019. Segundo apuração, o mercado hoteleiro do Estado de SP faturou R$ 7,45 bilhões em diárias e R$ 1,53 bilhão em alimentos e bebidas em 2018.
São Paulo fechou o ano com uma média de 54,08% de ocupação hoteleria, quase três pontos percentuais acima do que o registrado em 2017. “Projetamos que em 2019 teremos um crescimento de 3% a 5% na taxa de ocupação hoteleira e de 5% a 9% de aumento na demanda no turismo de eventos, corporativo e lazer, se compararmos com o ano passado”, comenta Bruno Omori.

O dirigente ressalta que a escolha de Vinicius Lummertz, novo secretário de Turismo de SP, também irá contribuir para o alinhamento de ações e crescimento do segmento turístico e hoteleiro na capital e interior. “O governador João Dória foi preciso e estratégico ao trazer o ex-ministro Lummertz para a pasta do turismo. Além de ser técnico no turismo, ele tem uma visão política diferenciada e excelente relação com todo trade turístico. Certamente, isso contribuirá para obtermos uma consolidação do turismo como importante pauta econômica paulista”, diz Omori.
A ABIH-SP também ampliará sua atuação com várias iniciativas que, segundo o dirigente, contribuirão com o crescimento e fortalecimento do setor. Entre as ações programadas a Entidade confirmou para dias 10 e 11 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a realização do SEHGA – Congresso de Sinergia Estratégica entre a Hotelaria, Governo, Academia e Trade Turístico – simultaneamente com a Expotel – Feira Internacional para Hotelaria – e a entrega do Prêmio Top Fornecedor da Hotelaria Paulista.
“Além disso, vamos ampliar nossos canais de comunicação que sempre estarão posicionados para defender e desenvolver a hotelaria e o turismo paulista”, conclui Bruno Omori.