Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Accor lidera iniciativas globais de gestão de água e junta-se ao CEO Water Mandate

unnamed 17 Accor lidera iniciativas globais de gestão de água e junta-se ao CEO Water Mandate

Accor adere ao CEO Water Mandate (Divulgação)

A Accor está empenhada em reduzir o consumo de água através de medidas de eficiência e suficiência, e melhorar a qualidade da água evitando produtos de base química nas suas operações e combatendo a poluição por microplásticos. Assim, a ‘Quantidade e Qualidade da Água’ está entre as iniciativas implantadas no Plano de Água da Accor para otimizar o uso desse recurso natural nas operações e multiplicar soluções sustentáveis que já produziram resultados promissores.

Entre os exemplos de destaque está o Mövenpick Petra. O sistema converteu 90% das banheiras dos quartos do hotel em chuveiros, visando uma redução de 15% no consumo de água até 2025. Isso levou a uma diminuição no uso de água de 45.000 m3 em 2019 para 27.000 m3 em 2023.

Outra área de atuação do Plano de Água Accor passa pela ‘Cadeia de Valor de Alimentos e Bebidas’. Reconhecendo a significativa pegada hídrica do setor, a Accor está priorizando iniciativas e ações para reduzi-la. A primeira questão é o desperdício alimentar, visto que 53% dos resíduos gerados em um hotel provêm de alimentos, seguida de estratégias, que incluem a promoção de práticas de fornecimento sustentável e a oferta aos hóspedes de experiências gastronômicas alternativas que incorporem sustentabilidade.

Além disso, a Accor assinou uma parceria estratégica com a BE WTR, uma marca premium de água sustentável, para eliminar garrafas de água de plástico descartável das suas propriedades até 2025. Através das inovadoras fábricas de engarrafamento de vidro recarregável da BE WTR, os hotéis Accor em todo o mundo oferecerão aos hóspedes uma solução de hidratação sustentável que se alinha com o compromisso da empresa em reduzir o desperdício de plástico.

Envolvimento dos hóspedes – A Accor está capacitando os hóspedes a contribuir para os esforços de conservação de água através de iniciativas como o projeto “Skip the Clean”, que os incentiva a renunciarem à limpeza diária dos quartos para economizar água e energia e, ao mesmo tempo, ganharem pontos de fidelidade. Caso todos os hóspedes optarem por não realizar a limpeza diária dos seus quartos (exceto a cada três dias), estima-se que até 4% do consumo direto de água do Grupo Accor pode ser poupado. Para um hotel médio, isso equivale a 6.500 banhos que poderiam ser economizados todos os anos.

Colaboração amplifica a Gestão da Água – O compromisso da Accor com a gestão da água vai além das suas próprias operações. A Accor desempenha um papel ativo em coligações internacionais que promovem o surgimento de soluções compartilhadas para desafios ambientais e sociais e impulsionam a redefinição e o estabelecimento de novos padrões para o setor.

Sébastien Bazin, Chairman & CEO da Accor, anunciou no Change Now Summit 2024 (o maior evento de soluções para o planeta), que assinou a CEO Water Mandate, iniciativa criada pelas Nações Unidas em 2007 que reúne 256 empresas comprometidas com as questões hídricas. Ao aderir à coligação, a Accor está empenhada no progresso contínuo em seis áreas da gestão de água: operações diretas, cadeia de abastecimento e recursos hídricos, ação coletiva, políticas públicas, envolvimento comunitário e transparência.

“Quando pelo menos 50% da população mundial vive sob condições de grande escassez de água durante pelo menos um mês do ano, não podemos operar hotéis como fazíamos antes”, disse Brune Poirson, Chief Sustainability Officer da Accor. “A água é um recurso vital que sustenta as nossas operações, a nossa cadeia de valor e o bem-estar das comunidades que servimos. Portanto, a Accor se dedica ao pioneirismo em soluções e experiências sustentáveis que fazem de cada estadia uma contribuição para a sociedade e o meio ambiente”, disse ele.

Receba nossas newsletters