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Hotelaria

Accor prevê abertura de 25 hotéis na América do Sul em 2022; 17 estarão no Brasil

André Sena, chief Commercial Officer (CCO) Accor América do Sul, Antonietta Varlese, vice-Presidente de comunicação da Accor, Thomas Dubaere, CEO da Accor para a América do Sul e Abel Castro, vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios Accor América do Sul

André Sena, chief Commercial Officer (CCO) Accor América do Sul, Antonietta Varlese, vice-Presidente de comunicação da Accor, Thomas Dubaere, CEO da Accor para a América do Sul e Abel Castro, vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios Accor América do Sul

SÃO PAULO – A Accor Hotels anunciou nesta sexta-feira (25) que planeja abrir exatos 25 hotéis na América do Sul, dos quais 17 serão baseados no Brasil, ainda neste ano. O destaque é a assinatura para um hotel Tribe em Belo Horizonte, que contará com 80 acomodações e está com inauguração prevista para entre o final de 2023 e o início de 2024. As novidades foram reveladas em entrevista de imprensa realizada nesta sexta-feira (25).

“Acabo de ser notificado sobre a assinatura do contrato. As obras devem começar imediatamente, mas já estamos trabalhando nele há seis meses. Faremos uma reforma completa do prédio que se enquadrará nos requisitos da categoria midscale, focando em experiência”, declara Abel Castro, vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios Accor América do Sul.

O objetivo do grupo é ampliar o leque de experiências nos estabelecimentos, sejam eles para o público de lazer ou de negócios, necessidade essa que Thomas Dubaere, CEO da Accor para a América do Sul, aponta como tendência oriunda da pandemia e da popularização do Bleisure (travel+leisure), principalmente diante do conceito de office anywhere.

Dentre os grandes lançamentos do ano está o primeiro resort Ibis Style em Maragogi, com inauguração prevista para a metade de 2023 e o hotel MGallery em Jericoacoara, no Ceará, que deve ser lançado entre o fim de 2023 e o início de 2024. “Nos perguntam como em meio a pandemia conseguimos seguir investindo e abrindo hotéis. A resposta é que o empreendimento hoteleiro é um negócio a longo prazo, que tem por objetivo mante as operações por muitos anos”, endossa.

EM 2021, MAIS DE 20 HOTÉIS – No último ano a rede inaugurou 22 hotéis, acrescentando quase 4 mil leitos e desses, 14 unidades possuem assinatura e 10 pertencem a diferentes bandeiras em todas as segmentações de classe. Thomas esclarece que o modelo de negócios da empresa é flexível, tendo hotéis de franquia e de administração própria, sendo a primeira vertente caracterizada especialmente por unidades midscale.

“O nosso foco é expandir as bandeiras de upscale e luxo, que hoje representam 50% da demanda para o grupo. “Em 2022 queremos crescer 2,5 mil quartos, sendo 50% na classe econômica, 25% midscale, 10% lifestyle e 5% luxo”, afirma Dubaere.

Abel ressalta que parte da estratégia da empresa é ampliar a oferta de empreendimentos upscale e luxo em 15 cidades do Brasil. No brasil são os próprio nativos quem se destacam em termos de demanda por luxo, já na Colômbia o cenário é dominado por viajantes dos Estados Unidos.

“2021 foi um ano bem complicado, e apesar das dificuldades, a pandemia nos ofereceu oportunidades. Queremos sete ano chegar a 700 hotéis na América do Sul, a ideia é fomentar a nossa presença nesse mercado e acelerar o desenvolvimento nos países espânicos”, pontua Thomas.

NOVOTEL RECIFE ABRE EM 2024 – O executivo ressalta ainda o Novotel Recife, que está sendo construído e que será aberto em 2024. “Com certeza será o um dos melhores hotéis do Brasil. Só em termos de espaço para evento teremos 4 mil metros quadrados”, destaca. Em termos de funcionamento, 98% do estabelecimentos no país estão em operação, os 2% remanescentes se encontram em obras ou  construção. O executivo pontua ainda que houve uma mudança comportamental no cliente, o qual tem passado a fazer reservas em média sete dias antes do check-in.

Balanço

Em 2019 o setor turístico teve 1,9 bilhão de viajantes, número que representou alta de 4,4%, no entanto a oferta de acomodações do período subiu apenas 4,4%. Diante de uma ótica otimista, Thomas avalia:

“Com o avanço da vacinação esse 1 bilhão vai voltar. Somente nas vendas da Black Frida de 2021 tivemos um recorde, foi a maior do nosso site e com estadas agendadas para 2022. No ano também batemos o recorde de resgate de transferência de pontos de outros programa de fidelidade para o nosso e do resgate para uso em experiências, nesse quesito estamos trabalhando para apresentar novas possibilidades e produtos”, endossa.

Os balanço de 2021 mostra que de setembro a dezembro a empresa ele um aumento da demanda, se mostrando muito superior aos seis meses anteriores. Além disso, o Revpar da América do Sul foi de -42% em comparação a 2019 enquanto o da empresa em escala global foi de -46%.

No último quadrimestre de 2021 o Revpar da América do Sul fechou em -11%, sendo dezembro o mês com melhor resultado. “O Revpar é um indicador importante para nós e nosso e nosso modelo de negócios, o qual é constituído por 410 hotéis, 65 mil quartos, dos quais cerca de 43% são franqueados e 57% é de operação própria”, explica.

Além das franquias, outra estratégia da Accor em 2022 é ampliar o desenvolvimento em residências, aproveitando o portfólio das marcas fruto da joint venture com a Ennismore, como 21c, 25hours, Delano, JO&JOE, Mama Shelter, SLS, Tribe, entre outras.

Co-working, co-living e flexibilidade

Lançada no Brasil em 2021, a marca WOJO conta com 150 pontos de serviço, sendo 100 SPOTS – espaços de coworking com acesso gratuito ao Wi-fi nas áreas comuns dos hotéis (lobby, bares e restaurantes). É válido destacar que os animais de até 18 quilos são permitidos em todos os estabelecimento com oferta do serviço. A empresa visa, no primeiro trimestre deste ano, abrir 50 novas unidades da bandeira na Argentina, Colômbia, Chile e Peru.

“Vamos ampliar a experiência do consumidor com base em pesquisas feitas para tornar os ambientes ainda mais ergonômicos, além de oferecer novas experiências e sites dedicados ao produto”, destaca Olivier Hick, COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil.

“Hoje contamos com 13 empreendimentos no Brasil que oferecem co-living e nosso objetivo é aumentar essa oferta. O serviço funciona com cobrança por mensalidade e não diária, além disponibilizar acesso as dependências do hotel e ao serviço de hospitalidade, dispensando também a burocracia dos métodos comuns de aluguem de imóveis”, esclarece André Sena, chief Commercial Officer (CCO) Accor América do Sul.

Em 2022, a Accor manterá as tarifas com níveis de flexibilidade de cancelamento e alteração, e mais 20% de desconto para passageiros que tiveram seus voos alterados e ou cancelados.

Sustentabilidade

A empresa está comprometida em reduzir as emissões de carbono a zero até 2050, manter os programas de inclusão, além de em parceria com o governo brasileiro, desenvolver capacitações e vagas destinadas às pessoas transexuais. A Accor também desenvolve um trabalho voltado para o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica em parceria com o Instituto da Avon.Outro ponto de destaque no quesito é o trabalho de redução de plástico em todos os estabelecimento da rede a nível global.

“Tudo o que fazemos visa melhorar a rentabilidade dos hotéis, a experiência do colaborador e do hóspede. Espero que com a flexibilização e posteriormente a remoção das restrições de transito entre países por conta da pandemia de Covid-19, haja de fato uma retomada. Por termos negócios no mundo inteiros estamos de olho nos acontecimentos e lamentamos muito o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, temos colaboradores e hóspedes em ambas localidades e faremos o possível para auxiliá-los”, finaliza Thomas.

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