
Em uma carta aos acionistas divulgada com os resultados do primeiro trimestre na quinta-feira (1º), o Airbnb disse que esperava melhores resultados no trimestre atual. “Nos EUA, vimos resultados mais fracos, o que acreditamos ter sido em grande parte impulsionado por incertezas econômicas mais amplas”, afirmou o Airbnb.
O negócio principal do Airbnb – hóspedes hospedados em aluguéis de curta temporada – cresceu menos de 10% em 2024 e apenas 8% no primeiro trimestre deste ano.
Brian Chesky, CEO da marcar, afirmou que a expansão internacional seria um fator-chave para o crescimento. A carta aos acionistas observou que os mercados de expansão cresceram mais que o dobro da velocidade dos principais mercados do Airbnb — EUA, Canadá, Reino Unido, França e Austrália — no primeiro trimestre.
Os principais mercados de expansão são Espanha, Itália, Alemanha, México, Brasil, China, Índia, Coreia do Sul e Japão, disse Chesky.
“Vamos pisar no acelerador e acredito que o mercado internacional será um dos maiores impulsionadores do crescimento, o que nos levará de volta ao crescimento de dois dígitos”, disse Chesky.
Chesky também disse que trazer mais hotéis de alta qualidade para a plataforma faz parte do plano. “Acreditamos que quase todos os hoteleiros do mundo adorariam ter o Airbnb como canal de distribuição”, disse Chesky.
Ele acrescentou que a empresa adquiriu o HotelTonight em 2019, mas teve que abandonar o desenvolvimento hoteleiro durante a pandemia. O Airbnb lançou recentemente uma promoção em que os hóspedes do HotelTonight ganham 10% de crédito no Airbnb. “Isso certamente fará parte da nossa estratégia novamente”, disse Chesky.
Ainda afirmou que a maneira de retornar aos dois dígitos no crescimento das diárias é aperfeiçoar seu negócio principal, e a empresa tomou medidas nesse sentido com o lançamento dos Favoritos dos Hóspedes. Enquanto isso, o Airbnb removeu 450.000 anúncios abaixo da média desde 2023.
O Airbnb também expandiu sua exibição de preço total antes dos impostos globalmente. Chesky disse que esse recurso atrai clientes para propriedades com os melhores valores e “incentiva o melhor comportamento dos anfitriões”.
De cada 9 pessoas, uma reserva um Airbnb em vez de um hotel, disse Chesky: “Então, se conseguíssemos que uma dessas nove pessoas reservasse um Airbnb, isso potencialmente dobraria o tamanho do nosso negócio.”
Chesky disse que a maioria das pessoas que visita o Airbnb não reserva uma estadia. Aliás, 1,5 bilhão de dispositivos — celulares, tablets e computadores — acessaram o Airbnb, então há um grande potencial para convencer mais pessoas por trás desses dispositivos a reservar e expandir o negócio.
Reserva de pernoites e experiências
No primeiro trimestre, as noites e experiências reservadas pelo Airbnb cresceram 8%, para US$ 143,1 milhões. A taxa de crescimento foi de 9,5% em relação ao ano anterior, mas parte dessa desaceleração pode ser atribuída a problemas cambiais.
O Airbnb acrescentou que a empresa espera que as diárias médias permaneçam estáveis em 2025, em comparação com o ano passado.
Da mesma forma, o crescimento da receita foi de 18% no primeiro trimestre de 2024, mas aumentou apenas 6%, para US$ 2,3 bilhões no primeiro trimestre de 2025. O Airbnb disse que o crescimento da receita teria sido de 11% se não fosse por questões de moeda estrangeira e calendário no trimestre.
Em comparação, as diárias e a receita da Booking Holdings aumentaram 7% e 8%, respectivamente, no primeiro trimestre.
O lucro líquido do Airbnb caiu 41% no primeiro trimestre, para US$ 154 milhões. Isso se deveu principalmente à maior remuneração baseada em ações, devido ao aumento de funcionários, e à redução no valor de investimentos privados.
Canadenses optam pelo México
O Airbnb também relatou “fraqueza” nas viagens de canadenses aos EUA — em vista das tarifas propostas pelo presidente Trump e das conversas sobre transformar o Canadá no 51º estado dos EUA.
No entanto, o Airbnb disse que os canadenses ainda usam o Airbnb; em março, houve um aumento de 27% no número de canadenses reservando estadias no México, por exemplo.