
Aos poucos, o uso da tecnologia cresce na hotelaria. Primeiro com os sites e sistemas de reserva, avançando com tours virtuais. Em tempos de crise, os aplicativos facilitadores da operação são ainda mais requisitados. Para facilitar a interação com clientes, novas ferramentas vêm sendo utilizadas na indústria.
O Pinmice, sistema inteligente lançado com propósito de aproximar hotéis e organizadores lançado neste semestre, superou a marca de 110 hotéis cadastrados, sendo mais de 70 já ativos. Unique São Paulo, Hilton São Paulo Morumbi, Novotel Morumbi, Hotéis Atlântica SP, Accor Lux SP, Novotel SDU RJ, Yoo 2 RJ, Grand Mercure Recife, Rede Vila Galé e Rede Bourbon estão entre os hotéis que aderiram à plataforma.
O Pinmice tem a proposta de oferecer um sistema inteligente para facilitar e agilizar processos de cotação da realização de eventos, cerimonialistas, produtores e marketing. “Cotar eventos em hotéis não é tarefa fácil. E se existisse uma plataforma que fizesse tudo por você? Ou seja, o orçamento chegasse pronto, as propostas fossem feitas em cliques, dúvidas tiradas via chat, comparativo de até cinco cotações e assinaturas de contrato online? E foi assim que o Pinmice surgiu”, explicou o idealizador, Roberto Mellão.
Em outro cenário, o aplicativo Easy Trip vem sendo utilizado por vários hotéis e coloca todo o hotel na ponta dos dedos do hóspede. O Le Canton, um resort localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro, utiliza o aplicativo para marcar horário das refeições e fazer inscrição para participar das atividades recreativas. Outra tecnologia muito utilizada pelos hotéis nesta retomada pós pandemia é o pré check-in, com aplicativos de reconhecimento facial. O cliente recebe um email antes de sua chegada para começar o check-in no hotel ainda em casa.
“Sabemos que é uma nova realidade, precisamos seguir vários protocolos para passar confiança para os clientes, mas estamos muito seguros. Tivemos muito tempo para nos organizarmos e, agora, estamos colocando em prática tudo que foi pensado com muito carinho”, celebrou Mônica Paixão, diretora geral do Le Canton.
Para despertar o interesse do turista que prefere aproveitar agora para planejar as próximas viagens, os tours virtuais são uma ótima solução para viajar sem sair de casa. Alguns associados da Roteiros de Charme incluíram em seus sites vídeos com visão 360º de suas propriedades, fazendo com que o turista tenha uma impressão melhor do local. O Parador Lumiar, em Nova Friburgo (RJ) é um deles: https://paradorlumiar.com/tour-360.