Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria / Turismo em Dados

Atividade turística cresce 2,6% em junho; Ceará lidera com aumento de 11%

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE, apontou um crescimento de 2,6% na atividade turística em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O incremento foi influenciado principalmente pelas empresas de hotéis, de locação de automóveis e de restaurantes. Três estados da região Nordeste registraram as maiores altas: Ceará (10,9%), Bahia (6,9%) e Pernambuco (6,5%). Minas Gerais também registrou crescimento expressivo: 5,2%.

Recepção do hotel localizada no sexto andar

Setor de hotelaria foi um dos principais responsáveis pelo incremento.

Com relação ao semestre, as atividades turísticas no país registraram um aumento ainda maior: 3,1% em relação aos primeiros seis meses de 2018. As atividades que mais impulsionaram o setor foram, novamente, os hotéis, locação de automóveis, além dos serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada. O Ceará foi a unidade federativa que teve o melhor desempenho: aumento de 9,9%.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, comemorou os números positivos do turismo divulgados pelo IBGE e reafirmou a relevância do setor para alavancar a economia brasileira. “As notícias são boas. O turismo realmente chegou no momento que está tendo contribuição efetiva com a economia do país, gerando emprego e renda para a população”, afirmou.

Receba nossas newsletters