A Aviva, plataforma de entretenimento detentora do parque aquático Hot Park e dos destinos Rio Quente Resorts, em Goiás, e Costa do Sauípe Resorts, na Bahia, completa seis anos de surgimento nesta quinta-feira (31), celebrando sua trajetória marcada pela valorização das mais de 3.850 pessoas associadas, como chama suas pessoas colaboradoras. A dedicação da companhia com seu público interno ganhou mais notoriedade com a consolidação da sua presença entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, pelo ranking GPTW 2024.
Antes de se tornar Aviva em 2018, a empresa surgiu há 60 anos como Grupo Rio Quente, e por 11 anos configura no Top 10 das melhores empresas para trabalhar no Centro-Oeste. Em 2024, a Costa do Sauípe também alcançou o 5º lugar no ranking baiano do GPTW na mesma categoria. A Aviva é a principal empregadora nos destinos onde está, gerando cerca de 18,5 mil empregos diretos e indiretos.
“Nosso marco do faturamento de R$1.2 bilhão em 2023 é fruto do esforço coletivo de toda equipe que temos e na Aviva isso vai além das palavras. Seguimos investindo na capacitação e em ações para nossas pessoas, celebrando juntos o sucesso da empresa e as conquistas individuais”, destacou Alessandro Cunha, CEO da Aviva.
No mês de outubro, a Aviva também lança um novo programa interno chamado “aTUAção”, que oferece trilhas de treinamento voltadas para o desenvolvimento contínuo de habilidades específicas e soft skills, como comunicação e resolução de conflitos . “Para muitas pessoas, o setor de turismo é porta de entrada para o mercado de trabalho. Com o intuito de estimular o desenvolvimento, temos uma estrutura sólida de carreiras para que nosso público interno possa progredir em sua jornada profissional dentro da própria companhia”, complementou o executivo.
O “aTUAção” faz parte da “Nossa Academia”, uma plataforma interna da Aviva que abarca todos os programas de educação corporativa, cursos e treinamentos, como o Programa de Desenvolvimento de Líderes para profissionais em cargos de gestão. A companhia incentiva o crescimento dos talentos internos, como o atual CEO, que começou como assistente no grupo Rio Quente em 2002 e foi crescendo e alcançando cargos de liderança, tendo tido papel essencial na aquisição da Costa do Sauípe em 2018, o que culminou para o surgimento da Aviva e, posteriormente, em 2021, para seu cargo atual de Presidente.
Outra iniciativa de grande destaque interno é o ‘Se Cuida’, que existe para garantir a boa saúde física e mental de quem trabalha na Aviva. As pessoas têm acesso a diferentes benefícios neste programa, desde os mais convencionais, como plano de saúde, até opções mais robustas como ações de imunizações, Melhor Maternidade, apoio às pessoas associadas que têm filhos com autismo, nutricionistas, Wellhub e, em breve, também haverá telemedicina veterinária.
“As pessoas que integram nosso time têm muito orgulho de trabalhar conosco, principalmente pelo reconhecimento que existe. Mensalmente, cerca de 24% das vagas disponíveis são ocupadas por talentos internos por meio do nosso programa ‘Eu Cresci com a Aviva’, que valoriza e estimula o crescimento profissional de nossas pessoas associadas”, explica a gerente geral de Talentos Humanos da Aviva, Laini Melo.
“Nosso associado mais antigo, ‘Senhor Pedro’, completou 50 anos que trabalha no Rio Quente Resorts. Hoje, ele é o 1º Maître do Restaurante Pequi no Hotel Turismo, encantando hóspedes e colegas com sua alegria e acolhimento, refletindo esse orgulho de fazer parte da nossa equipe.”, complementou a executiva.
Com uma média de 50 horas de treinamento por pessoa em 2023, a Aviva superou em mais de 100% a meta estabelecida para treinamento per capita das pessoas associadas durante o ano. A gigante do turismo baseia sua operação na profissionalização, fortalecimento de habilidades e criação de um ambiente motivador, acreditando que esses fatores elevam a qualidade das entregas e aumentam a satisfação dos hóspedes e visitantes. Neste ano, cada pessoa associada já cumpriu mais de 47 horas de treinamento, com isso superará o tempo médio de 2023 até o fim do ano.
Relatório de Sustentabilidade do último ano
No mesmo dia em que comemora seis anos de operação, a Aviva também publica seu Relatório de Sustentabilidade 2023, que detalha os avanços da Agenda ESG, oficializada em 2022 e guiada por 16 temas materiais com metas alinhadas ao Pacto Global da ONU e à Ambição 2030. Esses temas são distribuídos em projetos cíclicos, programados para serem realizados até 2026.
Entre os compromissos detalhados no documento, destacam-se as metas sociais de atingir 50% da liderança composta por mulheres, aumentar em 10% a cota de pessoas com deficiência, contratar mais pessoas de melhor idade e aplicar treinamento de equidade e autodeclaração étnico racial.