Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria / Serviços

Cerca de 40 mil hotéis, bares e restaurantes já fecharam na Espanha

Madrid

Número pode chegar a 65 mil estabelecimentos fechados até o fim do ano

Cerca de 40 mil hotéis, bares, cafeterias e restaurantes já fecharam as portas em definitivo na Espanha, em razão da pandemia da Covid-19. O número representa cerca de 13% do total de estabelecimentos destes segmentos no país. De acordo com a Hosteleria de España, organização que representa o setor, a pandemia derrubou a demanda de turistas e de pessoas que trabalhavam em escritórios ou centros comerciais próximos aos estabelecimentos.

Até o fim de 2020, ainda de acordo com a Hosteleria de España, o número pode chegar a 65 mil estabelecimentos fechados, o que representaria 20% do total. “As piores previsões vão se confirmar”, lamentou o presidente da organização, José Luis Izuel, em coletiva de imprensa.

Além da retomada lenta do turismo, o que preocupa a Hosteleria de España é a nova tendência de home office que chegou com a pandemia, o que poderia diminuir em até 50% o movimento de trabalhadores na rua, afetando assim diretamente o setor de alimentos e bebidas. Com esta queda, a organização prevê uma perda entre 900 mil e 1,1 milhão de postos de trabalho na Espanha direta e indiretamente.

A Hosteleria de España pede que boa parte dos fundos provenientes do plano de retomada europeu, aprovado nesta terça-feira (21), que serão distribuídos através de empréstimos, seja destinada ao setor de hotelaria e restaurantes, que juntos representam 6% do PIB espanhol e cerca de 9% do número de empregos.

O turismo como um todo representa hoje cerca de 12% do PIB da Espanha, setor que será beneficiado com um plano de ajuda de 4,2 bilhões de euros, composto essencialmente de garantias de empréstimo provenientes do próprio governo espanhol. O setor, no entanto, demanda medidas mais eficazes, como a transferência direta de dinheiro, a redução de impostos, e ainda a retomada das viagens de férias pelos espanhóis.

Fonte: Le Parisien

Receba nossas newsletters