CAMPINAS – Quando em 2011 Antonio Dias, diretor-executivo do Royal Palm Hotels & Resorts, começou a planejar a expansão do complexo, partiu da premissa de que não existia no Brasil um produto que atendesse de forma completa os diversos tipos de eventos e convenções e de uma forma completa. Com a entrega do Hotel Contemporâneo, última etapa desta ampliação, já é possível afirmar que o País agora conta com um produto que oferece soluções integradas e oferece a flexibilidade que o mercado exige.
O complexo conta agora com o resort Royal Palm Plaza, o centro de convenções Royal Palm Hall, um hotel quatro estrelas, o Royal Palm Tower Anhanguera e um hotel econômico, o Contemporâneo. “A nossa ambição é sermos vistos pelo mercado como o mais atrativo centro de eventos do Brasil. Este projeto tem esta dimensão e hoje somos o mais completo destino de eventos do País”, acredita Dias. “A conclusão do complexo é um marco no mercado de eventos do Brasil”, complementou.
Âncora de todo o projeto, o Royal Palm Hall foi inaugurado em julho de 2018. São 44 mil m² de área construída, 51 espaços para eventos e capacidade para 5 mil pessoas em auditório no Salão Monumental. “Operamos no vermelho apenas nos dois primeiros meses. No terceiro já ficamos no azul. Um dos grandes pontos é que pela grandiosidade, conseguimos não ter muita oscilação de demanda, pois conseguimos fazer várias coisas de forma simultânea”, explicou.
Dias revelou que em 2018, com o centro operando apenas por apenas sete meses e ainda sem todos os hotéis em funcionamento, o faturamento total do grupo foi de R$ 140 milhões. Para este ano, já na plenitude de sua capacidade, a projeção é alcançar R$ 220 milhões, um crescimento de aproximadamente 60%.
“No ano passado, o Royal Palm Plaza teve um incremento de 15%. Mas no total, o crescimento foi de 25%, muito por causa do centro de convenções”, contou. Para ele, quando os novos empreendimentos do complexo atingirem a maturidade, o centro de convenções deverá ser responsável por 70% de toda a receita.
ONE STOP SHOP
Para Dias a grande vantagem do complexo é oferecer uma solução completa aos clientes. Ele afirmou que com três categorias de hospedagem, diversos espaços para eventos de todos os portes, além de catering, áudiovisual e cenarização na mesma prateleira, facilita as negociações e agrega vantagens a todos os envolvidos. “O mercado aceitou muito bem este conceito. A beleza disso é valoriza todos os hotéis, pois são produtos únicos e que não concorrem entre si”, definiu.
OTIMISMO
Para Antonio Dias, o mercado de eventos está diretamente ligado ao desempenho da economia. No entanto, ele relata que desde o final de 2018 as empresas já emitiram sinais de recuperação. “Seguimos otimistas para 2019. Sentimos um aquecimento no mercado. No ano passado tivemos muitos eventos regionais, o que também está acontecendo neste ano, mas para 2020 já temos agendados três congressos nacionais”, disse.