Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Hotelaria

Com datas próximas, grandes feiras concorrerão em um cenário de crise no setor

Estande da Bahia lotado neste primeiro dia da Abav Expo

Novo calendário coloca grandes feiras em um curto espaço de tempo e gera disputa por investimento dos expositores

A pandemia de coronavírus (Covid-19) vem gerando impactos ainda incalculáveis para indústria do Turismo, que de longe é uma das mais afetadas (se não a mais) em perdas econômicas. Mas além de cancelamentos de reservas em voos, hotéis, cruzeiros, o fenômeno foi responsável por bagunçar o calendário de eventos do setor.

Medidas de prevenção e orientações governamentais resultaram no adiamento e cancelamento de dezenas de eventos que ocorreriam entre março, abril, maio e junho. Os organizadores que optaram pelo cancelamento já divulgaram a data da próxima edição para o mesmo período de 2021. Já a maioria dos que optaram pelo adiamento escolheram datas após o mês de junho, fugindo do cenário de imprevisibilidade dos próximos meses.

Este cenário, no entanto, deve resultar em um acúmulo de grandes eventos que terá seu pico entre os meses de setembro e outubro. Além de concorrer pela proximidade de datas, grandes feiras como Abav Expo, WTM-LA e a recém-criada BTM brigam pelo investimento de expositores, fragilizados pelo momento que vive o setor.

Ainda que em alguns casos o pagamento de um espaço da feira (maior gasto de um expositor) já esteja quitado, os participantes de eventos como estes ainda arcam com custos de montagem de estande, impressão de materiais, plotagem, logística, além de diárias de alimentação e hospedagem de equipes, principalmente de profissionais que não residem no local de realização.

De setembro a outubro

A WTM Latin America, que aconteceria entre 29 de março e 2 de abril, teve sua data alterada para 20, 21 e 22 de outubro. A nova data cai na mesma semana de realização da Brazil Travel Market, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, em Fortaleza. Com isso, as duas feiras acontecerão a menos de um mês do fim da Abav Expo prevista para os 23, 24 e 25 de setembro.

WTM-LA anuncia novos palestrantes para o espaço Inspire Theater

Com nova data, WTM-LA fica entre Abav Expo e BTM

Além de colocar em datas muito próximas, as duas maiores feiras de Turismo do Brasil (Abav Expo e WTM-LA) e outra feira que nasce como aspirante a terceira maior (BTM), os eventos ainda contam com a concorrência da FIT Buenos Aires, que acontece de 26 a 29 de setembro. Considerada estratégica pela importância do mercado argentino, a feira conta tradicionalmente como uma forte presença de marcas e destinos brasileiros.

Os meses de setembro e outubro ainda contarão com o Festival das Cataratas, nos dias 9, 10 e 11 de setembro (antes 17 a 19 de julho) e com o 58º Equipotel, maior evento de hotelaria e hospitalidade, entre 27 e 30 de outubro. A Equipotel 2020 acolherá a 62ª edição do Conotel, que aconteceria em maio, em Salvador.

Apesar de acontecer em novembro, o Festival de Turismo de Gramado (Festuris), evento que fecha o calendário brasileiro e o ocupa posição de destaque entre os principais eventos do setor, também ficou muito próximo neste novo calendário, entre os dias 5 e 8 de novembro.

Agosto

O mês de agosto também foi escolhido para novas datas de importantes feiras. A Aviesp, que aconteceria nos dias 20 e 21 de março, em Águas de Lindóia, passou para 31 de julho e 1º de agosto. O evento acontece a 15 dias da Avirrp, que acontece entre 14 e 15 de agosto em Ribeirão Preto. Vale ressaltar que além da proximidade de datas, os eventos também concorrem em público-alvo: agentes do interior de São Paulo.

Cancelados

Os cancelamentos foram adotados principalmente em eventos internacionais, como foi o caso da ITB Berlim, maior feira do setor, que optou por não realizar a edição de 2020 e anunciou sua próxima edição para 10 a 14 de março. A ITB Índia, que aconteceria em abril, ficou para abril de 2021. O Rendez-vous en France cancelou a edição de 2020 e manterá Nantes como sede em 2021. O Imex Frankfurt também foi cancelado, assim como a GTM (Germany Travel Market).

No Brasil, a ILTM ficou Latin America, que aconteceria entre 5 e 8 de maio terá sua próxima edição só em 2021, entre os dias 4 e 7 de maio.

Incógnitas

A BTL Lisboa, que aconteceria entre os dias 11 e 15 de março, foi adiada para o período entre 27 e 31 de maio. No entanto, o avanço da pandemia na Europa ainda causa incerteza sobre um novo adiamento ou possível cancelamento. Na mesma posição está o IPW 2020, previsto para acontecer entre 30 de maio a 3 de junho, em Las Vegas. A organização adiou a marcação de reuniões e divulgará em abril a decisão sobre o futuro do evento.

Receba nossas newsletters