Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Costão do Santinho celebra 30 anos: “Me sinto realizado”, diz fundador

Fernando Marcondes, do Costão do Santinho

Fernando Marcondes, fundador do Costão do Santinho

O Costão do Santinho Resort celebra 30 anos de história nesta segunda-feira (13). Neste período, vem investindo não apenas em infraestrutura, tecnologia, mas também em políticas que favoreçam o mercado e o desenvolvimento profissional. O empresário Fernando Marcondes, idealizador e fundador do resort relembra que, no lançamento do hotel, jamais poderia imaginar que o empreendimento fosse tomar tamanha proporção.

“Meu sonho era criar um empreendimento hoteleiro que preservasse o meio ambiente e as tradições de Florianópolis e que ajudasse a desenvolver o setor do turismo catarinense, tornando-se referência internacional. O Costão foi projetado e construído para oferecer uma estrutura hoteleira pioneira no país, mesclando unidades para hospedagem e unidades residenciais em um complexo único em sua essência. Mas se eu afirmar que, há mais de 30 anos eu olharia para esse terreno onde estamos localizados e projetaria essa potência empreendedora, eu estaria tendo um devaneio. Hoje, sinto-me realizado e com a certeza de que continuaremos sempre a investir para mantermos nossa excelência no mercado”, comenta o empresário.

“Se eu afirmar que, há mais de 30 anos eu olharia para esse terreno onde estamos localizados e projetaria essa potência empreendedora, eu estaria tendo um devaneio. Hoje, sinto-me realizado”

Ao chegar aos 30 anos, o Costão do Santinho investe também na comunicação de seus valores, tanto para colaboradores, clientes e para todo o trade. “Temos pontuados 12 valores estratégicos do Costão que norteiam todo o trabalho que vem sendo desenvolvido dentro do empreendimento. Além disso, nosso investimento em pessoas é muito forte. Temos uma grande equipe de funcionários, apostamos na gestão profissional, investindo no corpo colaborativo, em governança corporativa. Desde 2019 temos dois copresidentes à frente da administração da empresa e eu passei a administrar meus projetos pessoas e a integrar o conselho consultivo do Costão”, explica Marcondes.

Responsabilidade ambiental

Sobre os valores, a empresa vem investindo cada vez mais em responsabilidade ecológica, a preservação ambiental é um dogma para o Costão. É o caso do Family Adventure, lançado em 2021 para chancelar o resort como uma opção de turismo durante todo o ano, apresentou ao mercado uma série de programações de soft adventure, para toda a família e que tem como eixo norteador a relação com o meio ambiente. Além das atividades recreativas, para todas as idades, os shows temáticos e as atividades gastronômicas têm sido fatores decisivos para a escolha do Costão.

“Temos seis opções de restaurantes, comandadas por chefs renomados do segmento e que possibilitam aos nossos clientes uma experiência cultural, com uma excepcional variedade de pratos, explorando também as peculiaridades da região, a interlocução com os produtores locais, investindo também em opções para clientes com restrições alimentares. Temos quatro bares, posicionados estrategicamente no resort e um espaço dedicado à alimentação infantil”, destaca Cleiton Tabalipa, copresidente do Costão do Santinho.

Nesse sentido e com as novas propostas de entretenimento, o Costão do Santinho reforçou o fomento a cultura e a conservação das memórias, costumes e tradições. Além disso, o Costão tem uma estação de tratamento de esgoto, com 98% de eficiência. O esgoto tratado volta para tratar as plantas e o excedente vai para o campo de golfe. O lixo é 100% reciclável.

Reformas

Costão do Santinho Resort - credito Divulgação (3)

Resort tem intensificado as reformas de apartamentos e modernização de espaços

Desde 2019, o Resort tem intensificado as reformas de apartamentos e modernização de espaços. Atualmente, a unidade conta com mais de 900 colaboradores – e investiu nesta relação durante a pandemia, com mais de 600 apartamentos distribuídos nas vilas e no Hotel Internacional, piscinas abertas e também aquecidas, complexo esportivo, SPA e demais atividades para lazer e eventos.

“Estamos também investindo na modernização de nossas instalações, com reformas e ampliação de áreas. Neste momento, quase 40% dos nossos apartamentos já passaram por reformas, focando no bem-estar de nossos consumidores. As novas formatações familiares e a abertura para os pets, vem ampliando nosso nicho de penetração”, comenta Leonardo Freitas, também copresidente do Costão do Santinho.

DNA

A experiência dentro do Complexo Costão do Santinho é norteada por cinco pilares: Cultura e História; Natureza; Entretenimento; Gastronomia; e Humanidade. É através da excelência em cada um destes pilares que o resort se consolidou e tornou-se uma peça fundamental para o turismo, desenvolvimento econômico e resgate histórico de Santa Catarina. Hoje, com três décadas completas de história, os pilares se refletem no reconhecimento internacional do resort por suas medidas de sustentabilidade, de resgate cultural e a incansável busca por excelência.

Tudo isso reflete o espírito empreendedor do florianopolitano nascido em 13 de dezembro de 1938 e que tem o turismo no seu DNA. “É uma atividade vital para qualquer país”, diz Marcondes, defensor do setor como propulsor de economia e geração de emprego e renda, além de crítico frequente da burocracia e falta de apoio do poder público. “Os governos têm que ter papel motivador, e não ficar criando entraves”, finaliza o empresário Fernando Marcondes de Mattos.

Receba nossas newsletters