Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Crise europeia e dos EUA: turistas nacionais são maioria no Carnaval

Pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e os sindicatos de hotéis bares e restaurantes regionais de Alagoas, Pernambuco e da cidade do Rio de Janeiro mostram que o carnaval será movimentado em alguns dos principais destinos do Brasil, mas quem vai garantir boa parte da folia serão os turistas nacionais. De acordo com análises da FBHA, a queda no número de visitantes estrangeiros, em função da crise internacional, está sendo compensada pela consolidação da economia brasileira, crescimento da participação das classes C e D no turismo e consequente incremento da movimentação de turistas nacionais, em busca de novos destinos.

“Embora os turistas C e D frequentem hotéis de até três estrelas e raramente consumam fora do pacote, é comum que viajem em grupos ou família e não hesitam em buscar um luxo a mais, se encontrarem facilidades de pagamento”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Em Recife, onde a ocupação dos hotéis para o carnaval alcança 95%, os brasileiros representam 70% dos turistas do feriado. De acordo com o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Estado de Pernambuco, o verão no estado está sendo bastante positivo, com ocupação média de 85%, um índice 5% maior do que no ano passado. Já em Maceió, a proporção de visitantes nacionais no carnaval atinge 80% e o feriado chega a 98% de índice de ocupação. O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (SHRBS-AL) garante que o número de viajantes brasileiros aumentou e destaca a participação das classes C e D no turismo de verão no estado, que tem alcançado média de 90 a 95% de ocupação.

No Rio de Janeiro, onde a ocupação hoteleira para o carnaval é de 96%, os turistas nacionais representam 68% dos visitantes, de acordo com o SindRio – Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes. A mudança no perfil dos turistas de carnaval na cidade fez com que, pela primeira vez em cinco anos, os famosos bairros de Copacabana e Ipanema, com ocupação média de 91%, perdessem status para bairros alternativos, como Santa Teresa, Flamengo e Botafogo, que alcançam ocupação de 99% e oferecem proximidade com as atrações de carnaval e preços mais acessíveis.

Anabel Moutinho

Receba nossas newsletters