Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos / Feiras e Eventos / Hotelaria / Turismo em Dados

Demanda por viagens ao Nordeste cresce mais de 30% em junho

Procura por hotéis e voos para a região nas plataformas do Expedia Group cresceu em todos os estados durante o período das Festas Juninas.

Procura por hotéis e voos para a região nas plataformas do Expedia Group cresceu em todos os estados durante o período das Festas Juninas

Junho é um mês muito importante para o turismo no Nordeste e, ano após ano, tem demonstrado um crescimento significativo. Apesar de já ser o destino preferido de muitos brasileiros ao longo do ano, o mês de julho traz algo especial: as Festas Juninas. Com isso em mente, o Expedia Group realizou, pela primeira vez, realizou um estudo sobre a demanda de viagens para o Nordeste no período dos festejos juninos.

O estudo constatou que a demanda por viagens à região nas plataformas do grupo cresceu mais de 30% em junho de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, ele indica ainda que os viajantes domésticos representam 83% da demanda total, enquanto os que vieram de fora do país foram responsáveis por 17% da demanda. Os Estados Unidos foram o principal mercado de origem estrangeira, com crescimento de quase 55% durante o mês para o destino brasileiro.

“O desempenho do Nordeste no mês de junho é um sinal de que os hoteleiros precisam estar preparados para usar a tecnologia a seu favor, maximizando os ganhos possíveis com o fluxo de viajantes. Mais do que nunca, ela permite à hotelaria independente, que é a grande força desses mercados, competir de igual para igual com as grandes redes”, aponta Marcos Swarowski, diretor sênior de Gestão de Mercado da Expedia para a América do Sul.

Em Pernambuco, um dos estados mais tradicionais para as Festas Juninas e onde acontece a celebração de Caruaru, a demanda por viagens cresceu quase 55% em junho. Considerando apenas a capital Recife, para onde muitos viajantes vão antes de se dirigir a destinos próximos, a alta foi de quase 30% na mesma comparação.

Já em São Luís, onde o Bumba Meu Boi produz algumas das imagens mais incríveis do calendário festivo brasileiro, o crescimento na demanda em junho foi de 20%. Aracaju, capital do Sergipe, teve taxa de mais de 30%, enquanto Salvador teve desempenho mais modesto: alta de quase 10%. Os Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte tiveram juntos o maior crescimento da região Nordeste: quase 180%, com a demanda por viagens chegando perto de triplicar.

Os números do Expedia Group mostram ainda que mesmo cidades que não são as mais tradicionais para as festas juninas também tiveram bom desempenho no período. Fortaleza teve crescimento de 30% na demanda por viagens, e Natal, de mais de 45%.

Receba nossas newsletters