Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

DF e Goiás registram maiores adesões ao Cadastur

De acordo com o Ministério do Turismo, Goiás e o Distrito Federal estão entre as unidades da federação que mais registraram adesões ao Cadastur. Embora o registro de bares, restaurantes e cafeterias não seja obrigatório, os estados que mais tiveram adesões este ano foram Goiás, que passou de 332 para 365, e o Distrito Federal, de 196 para 204. Para o secretário nacional de Políticas para o Turismo, Vinicius Lummertz, “há muitos microempreendedores que atuam no turismo e contribuem para movimentar a economia, temos de incluir e facilitar a regularização desses profissionais”, afirma.

O Cadastur registrou um aumento de 2.955 cadastros entre os meses de agosto e setembro. O total de prestadores de serviços chegou a 45.500, de acordo com dados do Ministério do Turismo. O crescimento ocorreu após a publicação da portaria n°197, que tornou o sistema mais simples e inclusivo.

Outra mudança foi o aumento do prazo de renovação de cadastro de guias, de dois para cada cinco anos. “O aumento de cadastros pode ser ainda maior nos próximos meses com a conclusão de um novo sistema, o Cadastur 3.0”, disse o coordenador. Segundo ele, a nova versão do Cadastur tornará o sistema mais ágil, permitindo renovação automática do cadastro para a maioria dos prestadores e o envio de informações pelo sistema.=

Nos últimos seis meses de 2013, mais de 1.300 agências de viagens entraram para o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo – Cadastur do Ministério do Turismo e quase 600 transportadoras turísticas.

Receba nossas newsletters